Você já pratica algum esporte e vai precisar fazer tratamento ortodôntico com aparelho fixo. Ou então você está no grupo de pessoas que já usa o aparato bucal e pensa em praticar alguma atividade esportiva. A dúvida é a mesma: o aparelho pode atrapalhar o desempenho durante a prática das atividades? Pensando nisso, convidamos o dentista Marcos de Borba para tirar essa dúvida e dar algumas dicas para você seguir corretamente o seu tratamento dentário e os seus treinos físicos, sem que um interfira no outro.

Proteja seu sorriso

A princípio não há problema algum em usar aparelho ortodôntico e praticar esportes. O uso de aparelho fixo não atrapalha os treinos esportivos. Porém, os esportes de contato, como lutas marciais, futebol e basquete requerem mais cuidados e proteção ao seu sorriso. "Pode haver lesões na mucosa devido ao impacto da mucosa com os acessórios ortodônticos", afirma o dentista.

Protetor bucal: usos e cuidados

O uso de protetor bucal durante a prática esportiva é mais do que recomendado em qualquer situação. Mas para pacientes com aparelho fixo é ainda mais, com a condição de que seja em moldes específicos.

O acessório precisa se adaptar ao aparelho sem danificá-lo. Entretanto, segundo o profissional, o uso prolongado de protetor pode paralisar a movimentação dentária. "Neste caso, está recomendado o uso do protetor, no menor tempo possível, ou seja, somente quando estiver na prática do esporte de contato", alerta Marcos.

Há diversos tipos de protetores bucais, porém o profissional destaca o mais indicado nesse caso. "O ideal é que este protetor seja modelado em boca pelo dentista, a fim de adaptar-se perfeitamente ao aparelho fixo, de modo que não danifique-o", recomenda. 

Aparelho muito apertado

Se você já usa aparelho fixo sabe que apertá-lo demais pode causar desconforto e dor, né? E esse incômodo durante a prática esportiva pode prejudicar o rendimento do atleta. A dica que o profissional dá é ir à consulta de ajuste não muito próximo do dia da prática do esporte. "É recomendado que se faça o ajuste do aparelho no mínimo quatro ou cinco dias antes do treino ou da competição", finaliza.

A ortodontia é uma especialidade que visa melhorar sua qualidade de vida, como ajustando sua oclusão e posição dos dentes. Seguir as recomendações, para não atrasar o tratamento ortodôntico, também poderão trazer resultados positivos para o seu rendimento de atleta.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Marcos de Borba - Ortodontista
Porto Alegre - RS
CRO-RS: 12129