Faz pouco tempo que você colocou aparelho ortodôntico e tem notado algo de diferente no seu sorriso. Após a sua primeira consulta de manutenção, notou que seus dentes estão ficando um pouco moles. Será possível ou é apenas uma leve impressão que temos durante o tratamento? Para explicar se essa sensação é real, convidamos o ortodontista Marcos de Borba. Ele vai contar um pouco sobre como os dentes reagem ao longo do ciclo.

É apenas uma sensação ou, de fato, eles ficam moles?

O tratamento ortodôntico tem o objetivo de alinhar seus dentes e, para que isso aconteça, eles precisam ser movimentados. Se o dentista precisa que a movimentação dentária ocorra, ele deve fazer isso através de uma força de tração ou pressão sobre os dentes. “Esta pequena força, que é aplicada nas consultas de ajuste, provoca uma leve reabsorção óssea ao redor das raízes dentárias, possibilitando que movimente-se na direção da força aplicada”, esclarece o profissional. Portanto, é comum que o paciente perceba, entre uma consulta e outra, que os dentes estão moles ou com certa mobilidade. Mas fique tranquilo, pois é este efeito que vai causar o alinhamento do seu sorriso.

Os dentes podem cair?

O primeiro pensamento que vem à cabeça quando os dentes estão moles é “vão cair”. Você até pode ter essa leve impressão, entretanto Borba alivia afirmando que essa chance não existe. “Esta pequena mobilidade, de corrente de uma força levemente aplicada, possibilita apenas a movimentação dentária, não causando risco de queda dos dentes”. Tratamento ortodôntico é coisa séria e para que ele seja feito de maneira segura, é fundamental procurar um dentista especialista, pois essa aplicação de força sobre os dentes deve ser feita com uma carga ideal.

O ortodontista diz a importância desses movimentos. “Deve-se saber o quanto aplicar de força e avaliar se a gengiva está realmente saudável, podendo receber uma força para movimentação dentária”. Lembre-se que todas as estruturas do aparelho são responsáveis pelo deslocamento de cada dente para a posição certa. Se os braquetes, fios e borrachinhas forem colocados por alguém não seja especialista no assunto, sua saúde bucal pode correr risco. “Um tratamento ortodôntico mal realizado pode, sim, levar a perda dentária”, alerta.

Todo esse efeito é passageiro

Não pense que seu sorriso vai ficar molenga para sempre. O dentista garante que o efeito é passageiro e só acontece após as visitas de manutenção. “Geralmente, a mobilidade dos dentes ocorre nos primeiros 15 dias de aplicação de força, devendo firmar-se até a próxima consulta de ajuste”, explica. Assim, será possível aplicar nova força ao dente para sua movimentação. Por isso, fique despreocupado com o tratamento e qualquer dúvida que tiver sobre o aparelho, não fique com vergonha de perguntar para o seu ortodontista.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Marcos de Borba - Ortodontista
Porto Alegre - RS
CRO-RS: 12129