Tem quem ache que usar aparelho móvel é simples e não exige grandes cuidados. Mas saiba que a tarefa requer uma imensa responsabilidade do paciente. Além do total comprometimento com seu uso, conforme as orientações do ortodontista, é importante manter a higiene, removê-lo durante as refeições e garantir sua proteção na hora de guardar. Para tornar o dia a dia com esse acessório ainda mais simples, a dentista Luciana Haller revela 6 grandes dicas de uso e manutenção para ter um resultado de sucesso com seu aparelho móvel.

Quando usar o aparelho móvel?

O aparelho móvel pode ter várias funções e o uso dele não necessariamente exclui o uso da aparelhagem fixa. "Ele pode ser utilizado como contenção ao final de um tratamento ortodôntico, pode ser usado como guia de crescimento em crianças que já estão com desenvolvimento da maxila ou mandíbula errada ou pode ter a função de expandir maxilas atrésicas", explica Luciana. Confira as dicas da profissional para maiores cuidados.

1. Consultas regulares ao dentista

Seja usando aparelho móvel ou fixo as visitas ao dentista são essenciais. "O que vai fazer variar o tempo entre uma consulta e outra é o tipo de problema que o paciente possui e o aparelho que ele está usando".

2. Como é a limpeza desse aparelho?

Luciana diz que a limpeza deve ser feita com a própria escova de dente e creme dental. Mas atenção: nunca use água quente! O calor pode deformar a resina do seu aparelho.

3. Nem sempre você precisa dormir com o aparelho

O que determina a necessidade de dormir sem retirar o aparelho é o tipo dele. "Existem modelos que precisam ser usados no mínimo 16 horas por dia e existem outros mais modernos que precisam ser usados apenas quatro horas". Luciana lembra ainda que a idade, o caso, o tipo de aparelho e a cooperação do paciente influenciam na maneira e no tempo de uso.

4. Para não perder o aparelho

Segundo a dentista, o que mais leva os pacientes a perderem o aparelho móvel é o hábito de envolvê-lo em papel quando retiram-o da boca. Por isso, coloque seu aparelho sempre na caixinha ou estojo que o seu dentista fornecer.

5. Cuidado com bebidas quentes

É importante remover o aparelho quando for tomar qualquer líquido quente para não deformar o material. O cuidado para quando for comer é o mesmo: retire o aparelho da boca para não quebrar e nem pigmentar a resina.

6. Tenha disciplina

Ficar muitos dias sem usar o aparelho também pode ser prejudicial no tratamento. "Ao tentar colocar o aparelho, ele pode não encaixar mais", afirma Luciana. Além disso, essa atitude pode aumentar o tempo necessário para a correção do problema.
Este artigo tem a contribuição do especialista:
Luciana de Freitas Haller dos Santos - Ortodontista
Rio de Janeiro - RJ
CRO-RJ: 40504