Aparelho ortodôntico: a primeira coisa que imaginamos quando ouvimos essas palavras do ortodontista é aquele modelo fixo, cheio de bráquetes e ferrinhos à mostras. Mas, além do acessório tradicional, existem outros tipos que ajudam no alimento do sorriso, como o móvel, invisalign e o aparelho lingual. Se tratando desse último modelo, surge uma dúvida muito comum entre os pacientes: o apetrecho, instalado atrás dos dentes, pode favorecer para o surgimento da cárie? O Sorrisologia ajuda a esclarecer essa questão.

O que é o aparelho lingual? Qual é a diferença dele para o tradicional?

A maior diferença entre esses dois modelos é o local de instalação das estruturas. O lingual deixa o paciente com o mesmo visual, sem interferir na sua estética já que as pecinhas ficam localizadas atrás dos dentes, e o tradicional deixa os ferrinhos e bráquetes bem visíveis no seu sorriso. O tratamento em si acaba sendo da mesma forma e a manutenção também, precisando ir de visitas regulares, pelo menos uma vez ao mês, no ortodontista.

É verdade que o aparelho lingual favorece o surgimento de cáries?

Isso não passa de um mito. Na verdade, o que favorece o surgimento da cárie é o acumulo de placa bacteriana causada por uma higiene bucal mal feita ou até mesmo pela falta desse cuidado. Normalmente esquecemos de escovar a parte traseira dos dentes, mas com o aparelho lingual esse hábito deve ser feito sem desculpas! Caso a higiene do local não seja feita, aí sim, a placa fica alojada, causando as lesões cariosas.

Como fazer a higiene do aparelho lingual?

De certa forma, o aparelho lingual pode ser diferente dos demais modelos, mas a higiene ortodôntica precisa ser a mesma de sempre. Esse acessório requer as mesmas medidas básicas de limpeza que o tipo fixo, por exemplo. Sendo assim, tudo o que você precisa é de uma escova de dentes ortodôntica bem macia, da escova interdental e do fio dental no modelo dental floss ou usando um tipo comum passafio.

Finalizar a higiene com um enxaguante bucal sem álcool também é recomendado para evitar o acúmulo de novas bactérias. Como o aparelho fica na face interna dos dentes, a própria saliva ajuda na higiene, fazendo uma espécie de autolimpeza nas estruturas. Já os cuidados e precauções, são os mesmos: não comer alimentos duros e crocantes, como espiga de milho e pé de moleque, e não morder objetos que possam prejudicar o tratamento ortodôntico, como a tampinha de uma caneta.

Seguindo todos esses cuidados, seu aparelho lingual vai ficar bem e seus dentes livres da cárie!