O aparelho invisível é o sonho de todo paciente ortodôntico! Embora tenha muitos benefícios, esse apetrecho não é indicado para todos os casos de ortodontia, apenas para aquelas pessoas que possuem dentes levemente tortos e desalinhados. Mesmo assim, vale muito a pena investir nesse tipo de aparelho e vamos explicar porquê! Confira o antes e depois de um sorriso que passou por esse tratamento.

Aparelho invisível: o que é? Conheça melhor esse tipo de aparelho

O aparelho invisível é uma espécie de plaquinha transparente, feita de maneira detalhada e no formato exato dos seus dentes/ arcada dentária. Seu material é um plástico bem resistente e flexível que ajuda o paciente a se adaptar de forma mais tranquila e rápida a esse tipo de aparelho na boca. 

Sua estrutura é elaborada através do mapeamento 3D da sua boca, o que garante que as etapas do tratamento sejam programadas e o efeito final possa ser visto antecipadamente por uma espécie de software, diretamente do computador. Ele carrega uma espessura previamente programada para exercer uma força mais precisa e direcionada nos dentes, promovendo a movimentação em menos tempo. Interessante, né?

Os benefícios do tratamento ortodôntico com aparelho invisível

O maior motivo para muitos pacientes procurarem o aparelho invisível é a estética. Você nem parece que está passando por um tratamento ortodôntico quando usa a plaquinha. Sem falar que com esse tipo de aparelho você fica mais confortável para comer e fazer a higiene bucal como de costume, principalmente na hora de usar o fio dental. 

Além disso, o fato de causar menos dor e desconforto durante o tratamento também pode ser um ponto positivo na hora da escolha, já que eles não possuem volume, fios, braquetes ou pontas. Além disso, em alguns casos específicos, o aparelho invisível pode trazer um resultado mais rápido do que o aparelho de metal.

Antes e depois do aparelho invisível: veja quem pode usar e o resultado do tratamento

O acessório costuma ser indicado pelos especialistas apenas para pacientes que possuem casos clínicos mais simples, como dentes levemente tortos ou desalinhados. Ainda assim, é importante conversar com o seu ortodontista e não se basear em casos de amigos e conhecidos.

Para melhorar o resultado e rapidez do tratamento, é importante ter disciplina! Por serem mais fáceis de perder, a terapia com aparelho invisível pode levar mais tempo para ser finalizada, variando de acordo com a colaboração do paciente. Se tudo correr bem, você terá um sorriso alinhado e bonito mais rápido que um tratamento ortodôntico tradicional.