Pular para o conteúdo principal
Logo Facebook Powered By Logo OralB
25.04.2019

Aparelho fixo transparente e alinhador invisível: veja as principais vantagens e como é a manutenção de cada um

Expert

Caio Botta Martins

Caio Botta Martins

CRO-SP: 88536

Graduado pela Universidade Estadual Paulista - UNESP - Araraquara Especialista em Ortodontia pela Associaçao Paulista de Cirurgiões Dentistas - APCD - Araraquara Professor do curso de Especialização em Ortodontia da APCD -Araraquara Professor do curso clínico para Especialistas em Ortodontia do Grupo Ortodontia Sakima Membro do Grupo Ortodontia Sakima Membro do Grupo Brasileiro da Tecnica do Arco Segmentado - GBTAS

Ao ir em uma consulta odontológica recentemente, você descobriu que deverá colocar o aparelho ortodôntico para corrigir o sorriso e deixá-lo mais alinhado. No entanto, ao buscar por opções e preços, você acabou percebendo que, hoje em dia, não existe mais só aquele tipo tradicional de aparelho com braquetes e borrachinha e, sim, vários: com cor, sem cor, transparente, alinhador… As opções são diversas, mas será que você sabe diferenciar e, principalmente, escolher entre cada uma delas? O Sorrisologia conversou com o ortodontista Caio Botta Martins, e ele esclareceu um pouco das diferenças e vantagens entre eles. Confira!

Principais diferenças entre o aparelho transparente fixo e os alinhadores transparentes

Bem, primeiramente deve-se entender que os dois tipos de aparelho, tanto o fixo, quanto o alinhador, têm como objetivo deixar os dentes mais certinhos e entregar ao paciente uma arcada com uma boa função mastigatória. No entanto, Caio explica que, apesar do objetivo ser o mesmo, os dois aparelhos são completamente diferentes: “O aparelho fixo transparente é colado aos dentes e o paciente não pode remover durante o tratamento. Já o aparelho alinhador é totalmente removido e deve ser retirado em alguns momentos do dia para que o tratamento siga corretamente”, esclarece o ortodontista.

Mas então entre os dois modelos, qual o mais vantajoso?

Vale esclarecer que ambos os aparelhos possuem vantagens e desvantagens. Sendo assim, não existe uma tecnologia para tratamento que só possua benefícios. O ortodontista explica: “Por exemplo, se o paciente é pouco colaborador, esquecido, não tem boa rotina para uso de aparelho removível, o uso de alinhadores poderá ser uma catástrofe. Para que o tratamento funcione, o paciente precisará usar o aparelho alinhador por aproximadamente 22 horas por dia”. Segundo Caio, no caso de pacientes indisciplinados, esse uso pode ser de menos da metade do período indicado, e os dentes ou não se movimentarão, ou levará muito tempo para que isso ocorra.

Portanto, ele elucida: “A principal desvantagem do aparelho removível (alinhador transparente) é que ele depende 100% da colaboração do paciente. Já o aparelho fixo transparente, por ser colado aos dentes acaba sendo utilizado de maneira involuntária pelo mesmo”, explica o ortodontista ao concluir: “Hoje, consideramos uma desvantagem destes aparelhos fixos o fato de ajudar a acumular mais bactérias, devido a dificuldade de higienização pós alimentação”.

Ambos os aparelhos precisam de manutenção

Não se engane em pensar que por optar por determinado tipo de aparelho, o tratamento sairá mais barato por não ter manutenção, ok? O ortodontista explica que é ideal ter um acompanhamento com frequência nos dois tipos de tratamento. “O ortodontista é a peça fundamental para seu tratamento dar certo, independente de qual aparelho você optar por usar, então, estar próximo a ele é importantíssimo”.

Além disso, Caio ressalta: “Cada pessoa possui uma resposta tecidual diferente, tempos de uso diferentes e problemas iniciais igualmente diferentes. Por isso, o tratamento depende de uma constante avaliação do profissional e do controle dos movimentos desejados”, esclarece o ortodontista, que complementa: “Ajustes nos aparelho e trocas de estratégias durante o tratamento são comuns, então nunca deixe de visitar seu ortodontista”.

Precisar de elástico obriga ao uso de apenas um tipo de aparelho?

Não! Isso não restringe o uso do alinhador se você quiser optar por ele, por exemplo. Segundo Caio, o alinhador pode, e, muitas vezes, é associado ao uso de elásticos. “Da mesma maneira que os elásticos servem para ajudar no encaixe da mordida nos aparelho ortodônticos fixos, eles servem para encaixar a mordida nos tratamentos com alinhadores”, explica Caio que esclarece: “Para isso, os alinhadores recebem um recorte diferenciado onde é encaixado o elástico. É como se fossem ganchos de apoio”.

Saiba para quais casos é indicado cada tipo de aparelho

É importante entender que, hoje em dia, pode-se realizar todo tipo de tratamento com os dois tipos de aparelho. No entanto, quem decidirá e terá a palavra final do tipo de aparelho a ser utilizado não é o paciente, e sim, o ortodontista. “Ele deverá avaliar o paciente, entender suas queixas e estudar qual aparelho se encaixará melhor no tratamento daquele caso específico do paciente”, explica Caio. “Pacientes pouco colaboradores não possuem muito sucesso no uso do alinhador e normalmente podem dificultar até mesmo o uso do aparelho fixo. Então, são muitas as variáveis para se escolher um tipo de aparelho para um tipo de paciente”, conclui. Por isso, confie no seu ortodontista e não se baseie em casos de amigos e conhecidos. Apenas o seu dentista saberá indicar o melhor tipo de tratamento para o seu caso, em específico!

Quer saber como funciona o tratamento ortodôntico? Confira no vídeo do Manual do Mundo:

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Caio Botta Martins - Ortodontista
São Paulo - SP

CRO-SP: 88536

Mais Matérias: Tipos de Aparelhos
Diastema precisa ser corrigido? Entenda em quais casos é necessário o ajuste desse espaço entre os dentes
Tipos de Aparelhos
Diastema precisa ser corrigido? Entenda em quais casos é necessário o ajuste desse...
O diastema é uma característica bem marcante e conhecida no sorriso de muita gente, inclusive de...
com a participação de:
Caroline Malavasi
CRO /RJ 38947
Aparelho ortodôntico móvel: o que é? Quais são os tipos? Como usar e fazer a higiene do acessório
Tipos de Aparelhos
Aparelho ortodôntico móvel: o que é? Quais são os tipos? Como usar e fazer a higiene do...
Não é novidade para ninguém que o aparelho ortodôntico é uma das grandes apostas para quem busca um sorriso alinhado. Mas, o que poucas pessoas sabem é que o aparelho móvel também é um grande aliado nesse processo. Justamente por isso, é importante saber que esse tipo de...
Além do aparelho ortodôntico: 5 situações em que a escova interdental também pode ser usada
Tipos de Aparelhos
Além do aparelho ortodôntico: 5 situações em que a escova interdental também pode ser usada
Você conhece a escova interdental? Esse produto de higiene bucal é muito comum na rotina do paciente ortodôntico para limpar a placa bacteriana e outras sujeirinhas que ficam presas entre os fios e braquetes do aparelho fixo. Mas além desse caso, você sabia que esse tipo de escova também serve para higienizar...
Mantenedor de espaço: o que é? Para que serve? Em quais casos deve ser usado? Ortodontista esclarece essas dúvidas
Tipos de Aparelhos
Mantenedor de espaço: o que é? Para que serve? Em quais casos deve ser usado?...
A ortodontia vai muito além do aparelho ortodôntico fixo, formado por fios e bráquetes....
com a participação de:
Marcos de Borba
CRO-RS: 12129
Aparelho ortodôntico ajuda a evitar gengivite e periodontite? Ortodontista esclarece a questão
Tipos de Aparelhos
Aparelho ortodôntico ajuda a evitar gengivite e periodontite? Ortodontista esclarece a...
A gengivite e a periodontite são doenças bucais perigosas. Elas precisam ser prevenidas e,...
com a participação de:
Edilaine Gomes
CRO/ES 3944
Aparelho invisível: quanto custa? Vale a pena? Incomoda usar? Esclarecemos 6 dúvidas sobre o assunto
Tipos de Aparelhos
Aparelho invisível: quanto custa? Vale a pena? Incomoda usar? Esclarecemos 6 dúvidas sobre o...
O aparelho invisível é uma opção de tratamento ortodôntico procurada por muitos pacientes. Além da parte estética ser o principal atrativo para aderir a essa opção, muitos especialistas indicam esse tipo de aparelho por ser mais cômodo e garantir uma série de benefícios...