Nada mais fofo que o sorriso de uma criança, não é mesmo? Aqueles dentes pequenos e espaçados são um verdadeiro charme, mas, em alguns casos, é importante olhar além dos detalhes e descobrir se o seu filho tem algum problema na arcada dentária que precisa ser corrigido com aparelho fixo. Pensando nisso, entrevistamos a dentista Ana Araújo que revelou 5 sinais que indicam que o seu pequeno precisa de um tratamento ortodôntico.

Criança pode usar aparelho fixo? Com que idade o tratamento pode começar?

A criança deve ser levada ao dentista assim que os primeiros dentes de leite começarem a nascer. Após o pequeno paciente passar por uma anamnese e fazer exames clínicos intra e extra orais o profissional será capaz de dar o veredito final: “Sendo observado algum posicionamento incorreto dos dentes e suas estruturas, pode ser feito um encaminhamento para o ortodontista (especialista que trata do posicionamento desorganizado dos dentes e suas consequências)”. Com isso, o especialista consegue orientar o tratamento e o tipo de aparelho ortodôntico que a criança precisa usar.

Como saber se uma criança precisa usar aparelho?

De acordo com Ana, somente os exames complementares solicitados pelo ortodontista vão definir a necessidade de usar aparelho fixo. A especialista indica alguns cuidados que o apetrecho necessita: “Esse dispositivo preso nos dentes, que move os elementos gradualmente para o correto posicionamento, precisa de maior cuidado com a higiene bucal, uma vez que não pode ser removido”. Sendo assim, invista em uma escova ortodôntica e interdental, além de um fio dental super floss e o enxaguante sem álcool de sua preferência.

Além do aparelho fixo, existe também o acessório móvel, indicado para as crianças que ainda possuem dentes de leite. “Ele serve para orientar e aumentar o espaço na estrutura óssea, proporcionando um posicionamento melhor aos dentes permanentes que vão nascer”, explicou a dentista. Este dispositivo merece uma atenção maior por ser móvel, já que a qualquer momento ele pode ser retirado da boca, atrasando o tratamento. Muita gente acaba perdendo o aparelho móvel por isso.

5 sinais que indicam que a criança precisa de tratamento ortodôntico

1. Diastema, aquele espacinho mais avantajado entre um dente e outro;
2. Mordida aberta, normalmente ocasionada pela sucção da chupeta ou do dedo;
3. Mordida cruzada;
4. Dentes acavalados;
5. Perda precoce ou retenção prolongada dos dentes de leite.

Esse artigo teve a participação de:

Ana Araújo

Especialista em prótese dental, dentística restauradora e odontologia do trabalho
Rio de Janeiro - RJ

CRO-RJ: 19.220