Alinhar o sorriso e corrigir a oclusão dentária são apenas algumas das possibilidades que o aparelho fixo pode solucionar. Para muitos pacientes que precisam passar por esse tratamento, ficar com o aparelho nos dentes não parece ser uma boa ideia. Pensando nisso, foi desenvolvido o modelo estético, que promete uma maior discrição para o sorriso. A dentista Tatiana Rysovas conversou com o Sorrisologia e destacou 3 motivos para aderir ao aparelho fixo estético.

Veja os benefícios do aparelho fixo estético

Para muitos pacientes, ter o sorriso metálico é uma opção nada satisfatória. Isto acontece especialmente com pessoas já na fase adulta, em que apresentam uma preocupação, e até necessidade, de uma determinada aparência de seus dentes. “O aparelho estético, como é conhecido, foi desenvolvido para atender a uma necessidade do mercado que precisava corrigir o alinhamento dos dentes em adultos”, explica a profissional. Entretanto, vale destacar que esse modelo de aparelho pode ser usado por pacientes de outras idades, tudo vai depender da avaliação e indicação do dentista.

Quais motivos podem levar o paciente a aderir ao modelo?

Os aparelhos ortodônticos convencionais metálicos são ainda os mais populares entre os pacientes. Dessa maneira, os fixos estéticos acabam sendo menos comuns. Porém, a procura por esse modelo tem aumentado, já que muitas pessoas tem se informado e procurado mais sobre este. Por isso, Tatiana destacou três motivos que levam o paciente a decisão de usar o aparelho estético:

1- “Os aparelhos fixos estéticos tem sido os escolhidos por pessoas que buscam discrição para corrigir o sorriso”, esclarece ela;

2- Há casos em que a profissão do paciente não “permite” que ele use algo que chame mais atenção, como o caso do aparelho metálico;

3- “Isso acontece muito com os modelos e artistas que não podem colocar um novo elemento nos personagens que às vezes pode não ser compatível com o mesmo”, completa.

Qualquer paciente pode optar pelo aparelho fixo estético?

O aparelho fixo estético é apenas uma variação do tradicional metálico, já muito conhecido. “Ele possui as mesmas recomendações para corrigir a maior parte dos desalinhamentos e qualquer paciente pode optar por esse modelo”, indica a dentista. No entanto, é importante que o paciente tenha um acompanhamento do profissional durante todo o tratamento e siga as recomendações. Como explica a ortodontista, qualquer paciente que tenha indicação de uso de aparelho fixo para correção do alinhamento dentário precisa estar com boas condições dos dentes e ossos que os suportam. Nesses casos, o aparelho estético também pode ser usado.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Tatiana Teixeira Rysovas - Ortodontista
São Paulo - SP
CRO-SP: 70447