Pular para o conteúdo principal
Logo Facebook Powered By Logo OralB
01.09.2017

Aparelho extrabucal: em quais casos é indicado o seu uso?

Conhece o aparelho extra bucal? Entenda sua importância e porque seu uso ainda é indicado em alguns casos
Conhece o aparelho extra bucal? Entenda sua importância e porque seu uso ainda é indicado em alguns casos

Expert

Sílvia Reis

Sílvia Reis

CRO-MG: 18894

Graduada em Odontologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), titulou-se mestre em Ortodontia pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp) e doutora em Ortodontia pela Universidade de São Paulo (USP). Coordenadora do curso Ortoadultos - Tratamento Ortodôntico em Adultos (SP e BH) e da especialização em Ortodontia do Instituto de Estudos da Saúde Sérgio Feitosa (IES) e palestrante nos principais eventos nacionais de Ortodontia.

Por ser pouco discreto, o aparelho extrabucal não costuma ser muito agradável para quem o utiliza. Em um tempo em que já existem certos tipos de aparelhos transparentes e invisíveis, a questão estética do extrabucal muitas vezes prejudica a colaboração do paciente durante o tratamento. É preciso lembrar que seu uso é importante e pode evitar consequências mais graves, como por exemplo, a necessidade de uma cirurgia e até mesmo a extração de dentes. Para entender melhor o que é esse aparelho e em quais casos seu uso é indicado, o Sorrisologia conversou com a ortodontista Sívia Reis.

Qual é a função do aparelho extrabucal?

Os aparelhos extrabucais são todos aqueles que têm algum apoio externo à boca, na face ou na cabeça. “Normalmente eles são utilizados quando se deseja aplicar uma força elevada sobre os ossos da face para estimular ou restringir seu crescimento”, explica a dentista. Esse tipo de aparelho costuma ser utilizado quando os pacientes ainda estão em crescimento, na infância ou na adolescência, e apresentam excesso ou deficiência de crescimento da maxila.

Quando o uso do aparelho extrabucal é indicado?

Segundo a dentista, nos últimos 20 anos, a ortodontia evoluiu muito, desenvolvendo aparelhos que apoiam em parafusos e placas instalados nos ossos, dentro da boca. Esse tipo de aparelho é uma opção mais discreta que o extrabucal.

Em crianças entre 5 e 10 anos de idade, entretanto, em alguns casos continua sendo necessário utilizar aparelhos extrabucais. Isso acontece porque existem situações em que eles ainda são os mais eficientes para solucionar problemas relacionados ao crescimento dos ossos faciais. “Os aparelhos extrabucais são excelentes para estimular ou restringir, dependendo do desenho do aparelho e como a força é aplicada, o crescimento facial em idade precoce”, esclarece.

Para o sucesso do tratamento, é necessário que o paciente use o aparelho durante muitas horas por dia. É preciso, portanto, que exista um trabalho de conscientização junto à criança, para que ela faça seu uso pelo tempo adequado e da forma correta.

Contraindicações para o tratamento

Esses aparelhos são contraindicados em pacientes adultos, quando utilizados com objetivos ortopédicos, ou seja, para alterar o crescimento dos ossos. “Em adolescentes, evitamos seu uso substituindo-os por outros aparelhos instalados dentro da boca, devido à dificuldade de colaboração”, comenta.
É importante lembrar que as indicações e contraindicações adequadas dependem de um diagnóstico correto, realizado por um ortodontista. Cada situação deve ser avaliada com suas particularidades, por isso o acompanhamento de um profissional de confiança é indispensável.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Sílvia Reis - Ortodontista
Minas Gerais - MG
CRO-MG: 18894

Mais Matérias: Tipos de Aparelhos
Aparelho fixo estético: o que é? Quais os benefícios? Entenda o diferencial desse modelo
Tipos de Aparelhos
Aparelho fixo estético: o que é? Quais os benefícios? Entenda o diferencial desse...
O aparelho ortodôntico fixo é a solução que muitas pessoas encontram para ter o sorriso...
com a participação de:
Camila Stofella Sodré
CRO-RJ: 40419
Qual é o melhor fio dental para quem usa aparelho ortodôntico fixo?
Tipos de Aparelhos
Qual é o melhor fio dental para quem usa aparelho ortodôntico fixo?
Usar aparelho ortodôntico fixo é um grande compromisso com sua saúde bucal. Responsável...
com a participação de:
Uila Ramos da Silva
CRO-PE 10.380
5 motivos para usar aparelho: conheça os principais problemas ortodônticos e como tratá-los (infográfico)
Tipos de Aparelhos
5 motivos para usar aparelho: conheça os principais problemas ortodônticos e como tratá-los...
Não dá para negar: o tratamento ortodôntico é um dos procedimentos odontológicos mais conhecidos entre os pacientes. Responsável por corrigir possíveis falhas e garantir dentes alinhados corretamente, ele ajuda na correção de mordida e na prevenção de cáries,...
Mancha no aparelho transparente: como tirar? O que fazer para evitar esse problema?
Tipos de Aparelhos
Mancha no aparelho transparente: como tirar? O que fazer para evitar esse problema?
Se você optou pelo aparelho transparente para alinhar os dentes, já deve saber que o acessório...
com a participação de:
Uila Ramos da Silva
CRO-PE 10.380
Aparelho transparente pode causar dor de dente? Ortodontista revela se esse incômodo é comum no início do tratamento ortodôntico
Tipos de Aparelhos
Aparelho transparente pode causar dor de dente? Ortodontista revela se esse incômodo é...
O aparelho transparente é uma das principais opções para quem busca unir conforto e...
com a participação de:
Uila Ramos da Silva
CRO-PE 10.380
Qual é o tratamento ortodôntico mais rápido? Conheça os tipos de aparelho que deixam os dentes alinhados por menos tempo
Tipos de Aparelhos
Qual é o tratamento ortodôntico mais rápido? Conheça os tipos de aparelho que deixam os dentes...
Uma das principais dúvidas de quem decide começar o tratamento ortodôntico é sobre como tornar esse processo mais rápido. Afinal, o compromisso de passar meses usando braquetes na boca e visitando o dentista mensalmente pode não ser muito atrativo para alguns pacientes. A boa notícia é que, com o...