Pular para o conteúdo principal
Logo Facebook Powered By Logo OralB
23.05.2018

Aparelho de contenção fixo e móvel: veja as diferenças

  Contenção fixa ou móvel? O uso de contenção dentária é comum após retirar o aparelho fixo. Você sabia que existem dois tipos? Entenda a diferença!
Contenção fixa ou móvel? O uso de contenção dentária é comum após retirar o aparelho fixo. Você sabia que existem dois tipos? Entenda a diferença!

Expert

Fábio Netto

Fábio Netto

CRO-SP 83.981

Cirurgião dentista formado pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) em 2003.

Depois do uso do aparelho, ainda vem a contenção dentária! Sim, todo paciente que passa pelo tratamento ortodôntico  sabe que existem diversos cuidados importantes. Atenção na hora da limpeza e evitar alimentos duros são alguns exemplos. Mas uma coisa que não se pode evitar é o uso da contenção. O tratamento não acaba com a retirada do aparelho fixo. Chegou a hora desse tipo de aparelho, que pode ser também de modelo fixo ou móvel. Você sabe qual é a diferença entre esses dois tipos? Veja as explicações do dentista Fábio Netto sobre cada uma das contenções. E ainda, entenda mais sobre quais são os principais cuidados durante o uso destes acessórios.

Tipos de aparelho ortodôntico de contenção

Assim como destaca o profissional, após o período de uso do aparelho fixo inicia-se a etapa de usar o aparelho de contenção, que podem ser de dois tipos. “O aparelho removível (móvel) é indicado para o arco superior, neste tipo o paciente remove para se alimentar e realizar atividades físicas”, define o odontologista. Enquanto isso, a contenção fixa é posicionada no arco inferior, pois é um local com maior chance de movimentação dentária. “Basicamente a função das duas é a mesma”, completa ele.

Por quanto tempo devo usar a contenção dentária?

O uso do aparelho de contenção é indicado para todos os casos que passaram pelo tratamento ortodôntico com o aparelho fixo. “Sendo assim um protocolo que deve ser seguido por todos os ortodontistas”, comenta Fábio. Especialmente no primeiro ano após a retirada, a possibilidade de movimentação dentária, denominada como recidiva, é muito grande. Dessa maneira, o uso da contenção é uma maneira eficaz para manter o posicionamento correto dos dentes.
Pensando nisso, a duração para o uso de contenção será equivalente ao tempo que o paciente passou com o aparelho fixo. “Se ele usou dois anos de aparelho fixo, usará pelo menos dois anos de contenção, lembrando que o controle dessa fase de contenção com o ortodontista é realizado a cada 6 meses”, orienta o profissional.

Veja os principais cuidados com o aparelho de contenção fixa e móvel

Para a contenção removível, o dentista indica alguns cuidados de higienização com o aparelho. “Usar uma escova mais dura, sem creme dental, e sempre guardar seca e dentro de uma caixa de proteção”, destaca ele. Por outro lado, no caso de pacientes com contenção fixa é importante prestar atenção na alimentação. “Evitar alimentos com movimento de alavanca na mordida, para não haver movimento da contenção”, explica Fábio. Para completar seus cuidados, não deixe de manter as visitas regulares ao consultório do dentista, possibilitando a prevenção de complicações.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Fábio Netto - Cirurgião-dentista
São Paulo - SP
CRO-SP 83.981

Mais Matérias: Tipos de Aparelhos
Aparelho fixo estético: o que é? Quais os benefícios? Entenda o diferencial desse modelo
Tipos de Aparelhos
Aparelho fixo estético: o que é? Quais os benefícios? Entenda o diferencial desse...
O aparelho ortodôntico fixo é a solução que muitas pessoas encontram para ter o sorriso...
com a participação de:
Camila Stofella Sodré
CRO-RJ: 40419
Qual é o melhor fio dental para quem usa aparelho ortodôntico fixo?
Tipos de Aparelhos
Qual é o melhor fio dental para quem usa aparelho ortodôntico fixo?
Usar aparelho ortodôntico fixo é um grande compromisso com sua saúde bucal. Responsável...
com a participação de:
Uila Ramos da Silva
CRO-PE 10.380
5 motivos para usar aparelho: conheça os principais problemas ortodônticos e como tratá-los (infográfico)
Tipos de Aparelhos
5 motivos para usar aparelho: conheça os principais problemas ortodônticos e como tratá-los...
Não dá para negar: o tratamento ortodôntico é um dos procedimentos odontológicos mais conhecidos entre os pacientes. Responsável por corrigir possíveis falhas e garantir dentes alinhados corretamente, ele ajuda na correção de mordida e na prevenção de cáries,...
Mancha no aparelho transparente: como tirar? O que fazer para evitar esse problema?
Tipos de Aparelhos
Mancha no aparelho transparente: como tirar? O que fazer para evitar esse problema?
Se você optou pelo aparelho transparente para alinhar os dentes, já deve saber que o acessório...
com a participação de:
Uila Ramos da Silva
CRO-PE 10.380
Aparelho transparente pode causar dor de dente? Ortodontista revela se esse incômodo é comum no início do tratamento ortodôntico
Tipos de Aparelhos
Aparelho transparente pode causar dor de dente? Ortodontista revela se esse incômodo é...
O aparelho transparente é uma das principais opções para quem busca unir conforto e...
com a participação de:
Uila Ramos da Silva
CRO-PE 10.380
Qual é o tratamento ortodôntico mais rápido? Conheça os tipos de aparelho que deixam os dentes alinhados por menos tempo
Tipos de Aparelhos
Qual é o tratamento ortodôntico mais rápido? Conheça os tipos de aparelho que deixam os dentes...
Uma das principais dúvidas de quem decide começar o tratamento ortodôntico é sobre como tornar esse processo mais rápido. Afinal, o compromisso de passar meses usando braquetes na boca e visitando o dentista mensalmente pode não ser muito atrativo para alguns pacientes. A boa notícia é que, com o...