Já ouviu falar em profilaxia? O procedimento técnico é feito no consultório do dentista regularmente e pode proporcionar vários benefícios para o sorriso, desde a remoção do excesso de placa bacteriana, do tártaro e a prevenção da cárie. O Sorrisologia entrevistou a dentista Joaquina Diniz que esclareceu tudo sobre esse cuidado e como os dentes ficam após fazer uma profilaxia. 

O que é a profilaxia dentária?

Embora o nome seja bem técnico, esse procedimento nada mais é do que a limpeza profissional dos dentes. "A profilaxia dentária consiste em uma limpeza profissional da cavidade oral que previne uma série de doenças bucais e periodontais", revelou a especialista. Além de limpar a superfície aparente do sorriso, o tratamento também alcança regiões que estão por baixo da gengiva.

Como esse procedimento é feito?

Para cada caso, a profilaxia é feita de forma diferente. De acordo com a dentista Joana, ela consiste em alguns passos, como: "Raspagem (remoção de cálculo dental), remoção de placa bacteriana e polimento coronário dos dentes", detalhou. Embora essa técnica seja baseada na limpeza dos dentes, só é possível ser realizada em consultório dentário. "Muito mais do que o uso da escova e do creme dental, ela necessita de materiais e instrumentais específicos e a destreza de um profissional cirurgião dentista".

Quais os benefícios em fazer a profilaxia? Com qual periodicidade ela deve ser feita?

De acordo com a profissional, a profilaxia visa a manutenção da saúde bucal e é uma das partes mais importantes de manter qualquer tratamento, incluindo os estéticos e protéticos, saudáveis por muito mais tempo. Quanto a periodicidade, varia muito da individualidade de cada paciente e do seu "risco" por assim dizer. "Mas consideramos em geral que no mínimo duas vezes ao ano é preciso passar por esse procedimento. Em alguns casos, os retornos devem ser feitos antes", ressaltou.

Como os dentes ficam após a profilaxia?

A profilaxia pode deixar, sim, os dentes mais claros. Além da placa bacteriana, o procedimento remove as manchas presentes na superfície do dente, ou seja, aquelas manchinhas causadas por pigmentos diários. 

3 cuidados após fazer a profilaxia

- Tente não comer nada após algumas horas;

- Não precisa escovar os dentes logo em seguida;

- Volte ao dentista regularmente para fazer o procedimento.

Este artigo tem a contribuição da especialista:
Joaquina Santos Diniz - Especialista em Odontopediatria e membro do CEBDOF (Centro de Estudos e Pesquisa em Bruxismo e DTM/DOF na Odontopediatria - FOUSP)
Mogi das Cruzes, SP
CRO-SP: 115.367