O que significa a higiene bucal para você? Para muitas pessoas, esse ritual resume-se apenas a uma obrigação chata que deve ser feita após às refeições. Mas, na verdade, a limpeza dos dentes e tecidos funciona como uma ferramenta de proteção e tratamento contra todas as doenças e bactérias bucais. Esse hábito milenar passado por nós de geração a geração faz uma grande diferença para a saúde do nosso sorriso. Se você ainda duvida disso, dá só uma olhada no antes e depois da higiene bucal e o que acontece com a nossa boca quando não escovamos os dentes.

O que acontece quando ficamos muito tempo sem escovar os dentes?

Você já ficou sem escovar os dentes por um dia? Ou esqueceu de praticar o cuidado após alguma refeição? Se a resposta for sim para uma dessas perguntas, provavelmente notou muitos incômodos como: mau hálito, saburra lingual, seus dentes ficam amarelados e você sente um gosto ruim na boca. Tudo isso se deve ao acúmulo de placa bacteriana nos dentes e nos tecidos bucais. 

Doenças e problemas bucais que aparecem com a falta da higiene bucal

Quando a falta de higiene após às refeições se torna um hábito, a boca vira uma porta de entrada para muitos problemas. Entre eles, podemos citar:

- Cárie nos dentes;

- Dor de dente;

- Erosão dentária;

- Sensibilidade;

- Mau hálito constante;

- Tártaro.

Por que devemos escovar os dentes?

Para prevenir e ajudar no tratamento de todos esses problemas. A higiene bucal feita com escova, creme e fio dental é a maior arma para evitar a proliferação de bactérias e a formação da placa bacteriana, responsável pelas doenças bucais. Quando escovamos os dentes corretamente após nos alimentarmos, conseguimos preservar a sua cor natural, manter um hálito refrescante e um sorriso mais saudável

Escovar os dentes é chato? Invista em uma escova de dentes elétrica

Se você não escova os dentes por que acha um hábito bem chato e cansativo, aí vai uma dica que pode te animar para praticar o ritual: investir em uma escova elétrica. Essa ferramenta é perfeita não só para quem é preguiçoso, mas também torna um objeto importante na limpeza de pacientes idosos, crianças e com dificuldade motora. Ela possui vários sistemas de movimentos e vibrações que ajudam a remover de forma rápida e eficaz a placa bacteriana e outras sujeiras que ficam alojadas na superfície dos dentes e entre os seus espacinhos. Se você quer um incentivo para fazer essa faxina na sua boca, acabou de encontrar!