A chegada de um novo ano pede mudanças! Nesse momento reavaliamos nossa vida e aproveitamos para planejar tudo o que faremos nos próximos meses. E por que não incluir o seu sorriso nisso? Existem diferentes formas de investir na beleza dos seus dentes. A primeira é cuidar da higiene e manter uma alimentação equilibrada, garantindo sua saúde bucal. Além disso, existem também muitas técnicas da odontologia estética, que podem deixá-los ainda mais bonitos! Saiba mais sobre o assunto com a dentista Kalina Diniz.

Saiba mais sobre a odontologia estética

Se antes a odontologia se restringia a trabalhar a parte de dentro da boca, hoje em dia isso já mudou. “Atualmente, a odontologia passa por grande processo de evolução, onde o cirurgião dentista olha o seu paciente de uma maneira diferente de muito tempo atrás”, afirma ela. Além de examinar a boca, o profissional também avalia a face do paciente como um todo. “Não adianta devolver um sorriso bonito e bem cuidado, com os lábios sem volume, sem contorno, a face flácida e ptosada, ou seja, caídos, ”, diz ela. Portanto, tudo isso é levado em consideração, para que além de dentes bonitos também se possa conquistar uma face harmônica. “O cirurgião dentista é o profissional que mais está habilitado para isto, pois estuda durante toda a sua formação os músculos e as estruturas da face, além de dentes e afins”, comenta.

Você pode investir em diversos tratamentos

Os tratamentos realizados por essa área da odontologia são inúmeros e vão dos mais básicos aos mais complexos. Para deixar os dentes mais brancos, o mais procurado é o famoso clareamento dental. Já para corrigir desgastes e também a cor dos dentes, existem as facetas de cerâmicas ou diretas de resina composta e as lentes de contato dentais. Corrigir os dentes tortos ou mal posicionados também é uma questão importante! “Atualmente existem aparelhos ultra modernos e bem discretos com resultados rápidos que trazem grande satisfação para o paciente”, diz ela.

Para quem perde um dente, implantes e próteses são a solução. “A falta dos dentes é o maior problema dos brasileiros e hoje é possível fazer uma reabilitação completa em pouco tempo”, afirma. Mas as técnicas não se restringem aos dentes. O encurtamento ou alongamento da gengiva é muito procurado por pacientes com sorrisos gengivais e também é possível ser feita uma correção das estruturas ósseas do rosto, com a cirurgia ortognática. A bichectomia é escolhida por quem tem muita bochecha e morde a parte interna dela. Os fios de PDO, por sua vez, são usados nos tecidos da face ptosados, além de induzirem a produção de colágeno.

Os benefícios desses procedimentos vão além da estética

Segundo Kalina, esses procedimentos são indicados para quem quer promover uma saúde bucal, aumentando também a autoestima e a confiança do paciente. Entre os benefícios ela destaca: “A recuperação da função perdida, pois não há estética sem função, uma está relacionada com a outra, e a total satisfação do paciente diante do resultado, deixando-o mais sociável e muitas vezes mais sorridente.” Que tal começar o novo ano assim?