Pular para o conteúdo principal
Logo Facebook Powered By Logo OralB
19.12.2019

Ano novo: confira 6 hábitos saudáveis para adotar em 2020

Já preparou sua listinha de metas para o ano novo? Confira alguns hábitos que podem ser incluídos nela.
Já preparou sua listinha de metas para o ano novo? Confira alguns hábitos que podem ser incluídos nela.

Mais um ano chegando ao fim, o que significa começar a pensar nas mudanças de hábitos que você deseja para o próximo ano. Tem quem goste de fazer uma listinha com metas e objetivos, e tem quem prefira apenas mentalizar o que deseja mudar. Mas, o importante mesmo é tentar fazer com que o ano que se aproxima seja o melhor possível para você, para o seu corpo e para a sua mente, e que não faltem motivos para sorrir. Pensando nisso, o Sorrisologia separou uma listinha com algumas sugestões de hábitos saudáveis para você adotar em 2020. Confira! ;)

1. Elimine o sedentarismo da rotina

Com a correria do dia a dia, às vezes fica um pouco difícil de arranjar um tempinho para se dedicar a alguma atividade física. Embora isso pareça uma tarefa impossível, é muito importante separar no mínimo meia horinha do seu dia para se movimentar. Seja na academia, no crossfit, no pilates ou no yoga: qualquer exercício físico já é bem vindo para a saúde do seu organismo. Se ainda assim isso não se encaixa na sua rotina, seja por falta de tempo ou por questões financeiras, você ainda pode tentar se exercitar com simples práticas do dia a dia. Ir a pé ao mercado ao invés de pegar um carro já é uma ótima forma de fazer isso, ou preferir as escadas do que o elevador, são pequenas iniciativas que te ajudam a combater o sedentarismo. 

2. Busque uma alimentação mais saudável e equilibrada

Uma das melhores formas de cuidar de você mesmo é tendo atenção ao que você come! Uma dieta mais equilibrada e que agregue todos os nutrientes essenciais para o seu organismo é o que você precisa nesse novo ano. Mas pode ficar tranquilo, hein? Isso não quer dizer que você precisa cortar as besteiras de vez da sua vida, e tudo bem se dar ao luxo de comer uma pizza ou um hambúrguer no final de semana, mas o ideal é tentar manter uma alimentação mais saudável durante a semana. Ah, e não vai esquecer da higiene bucal após as refeições, hein?

3. Não passe tanto tempo nas redes sociais

Ao mesmo tempo que as redes sociais tentam nos aproximar de quem está longe, elas também têm o poder de nos afastar de quem está perto. Por isso é importante saber medir o tempo que você passa online e viver a vida além das telinhas! Existem tantas coisas boas para serem vividas, que às vezes você pode nem perceber isso por gastar tanto tempo nas redes sociais. Estabeleça um limite de tempo para conferir o Facebook e Instagram e procure valorizar mais os momentos com amigos, família e o(a) namorado(a). Não deixe que as telas sejam mais importantes do que o contato "olho no olho"!

4. Organização e planejamento são essenciais

Se você tem uma listinha de metas para cumprir no próximo ano, é preciso ter em mente que organização e planejamento são fatores fundamentais para chegar lá. Dê prioridade ao que você acredita ser mais importante, e com um passo de cada vez, você conseguirá atingir os seus objetivos um por um. Para quem gosta de anotar tudo, um planner ou um aplicativo de organização, como o Google Keep ou o Trello, pode ser ideal para guiar o que precisa da sua atenção no dia a dia. 

5. Separe um tempinho do seu dia para você

A rotina pode ser cansativa, mas se você conseguir separar uma parte do seu dia para se dedicar exclusivamente à coisas que você gosta, tudo pode ficar um pouquinho melhor. Pode ser ler um livro, meditar ou até mesmo parar para assistir aquela série que você tanto gosta: o importante é que você também se trate com prioridade. Às vezes um banho quentinho e relaxante é tudo que você precisa para se recompor. Além disso, é o momento de deixar todas as suas preocupações de lado e aproveitar a sua própria companhia. Você não vai se arrepender!

6. Cuide bem da sua saúde bucal

Que não faltem motivos para sorrir em 2020, mas para garantir que um sorriso perfeito, é fundamental ter alguns cuidados com a sua saúde bucal. Para começar, uma boa higiene dental é uma ótima forma de garantir isso, principalmente se ela for acompanhada de fio dental e enxaguante bucal. Além disso, é importante não esquecer de fazer um visitinha ao seu dentista para verificar se está tudo direitinho com a saúde dos seus dentes. Inclusive, quem sabe essa consulta não é o que você está precisando para te incentivar a investir em uma técnica para deixar o seu sorriso ainda mais bonito? Apesar de existirem vários cremes dentais com o poder de deixar os dentes mais brancos - como os com carvão ativado -, hoje também existem vários métodos, como o clareamento dental e as facetas de porcelana, que garantem um efeito incrível aos seus dentes.

Mais Matérias: Bem Estar
Quais práticas esportivas precisam de protetor bucal?
Bem Estar
Quais práticas esportivas precisam de protetor bucal?
Se você tem o costume de praticar esportes, já deve ter ouvido falar sobre o protetor bucal . Como o próprio nome já indica, o equipamento é o grande responsável por preservar os seus dentes, protegendo-os de possíveis impactos durante algumas práticas esportivas. Ainda assim, é comum que...
Harmonização facial: como saber se preciso desse procedimento?
Bem Estar
Harmonização facial: como saber se preciso desse procedimento?
A harmonização facial tem se tornado um procedimento estético de muita procura, sendo o...
com a participação de:
Rhianna Barreto
CRO-RJ:37448
A higiene bucal pode afetar outras partes do corpo? Entenda!
Bem Estar
A higiene bucal pode afetar outras partes do corpo? Entenda!
Não é novidade que cuidar da higiene bucal é o primeiro passo para garantir a saúde e...
com a participação de:
Uila Ramos da Silva
CRO-PE 10.380
Endocardite: o que é, como tratar, quais as causas?
Bem Estar
Endocardite: o que é, como tratar, quais as causas?
A endocardite é uma doença inflamatória que pode atingir as estruturas internas do coração. Embora seja pouco conhecido entre os pacientes, o quadro é originado pela má higiene bucal e pode afetar significativamente a qualidade de vida do paciente, trazendo danos irreversíveis para o sistema...
Cuidados com aparelho dental fixo: 5 dicas para os primeiros dias de tratamento
Bem Estar
Cuidados com aparelho dental fixo: 5 dicas para os primeiros dias de tratamento
Não dá para negar: os primeiros dias usando aparelho ortodôntico são os mais difíceis do tratamento. Afinal, esse período tende a funcionar como uma fase de adaptação para todas as estruturas. Justamente por se tratar de uma novidade, é comum que os ferrinhos e os bráquetes do...
Como saber se sua enxaqueca tem ligação com problemas dentais?
Bem Estar
Como saber se sua enxaqueca tem ligação com problemas dentais?
Você tem lidado com crises constantes de enxaqueca ? É importante ligar o sinal de alerta, isso pode...
com a participação de:
Igor Puga
CRO-RJ 28418