Pular para o conteúdo principal
Logo Facebook Powered By Logo OralB
20.03.2020

Ancoragem esquelética em ortodontia com miniimplantes: conheça os benefícios da técnica no tratamento ortodôntico

Expert

Andréia Cotrim Ferreira

Andréia Cotrim Ferreira

CRO-SP: 39000

Mestre em Ortodontia pela Faculdade de Odontologia da Universidade Cidade de São Paulo. Coordenadora dos Cursos Clínico e Laboratorial em Ortodontia Lingual do Instituto Vellini. Co-autora do livro Ortodontia: Diagnóstico e Planejamento Clínico; Autora do livro Ortodontia Clinica – Tratamento com Aparelhos Fixos.

Bráquetes, arcos, elásticos e anéis: o aparelho ortodôntico fixo é formado por todas essas estruturas. Cada uma delas pratica um papel importante no alinhamento dos dentes, garantindo um tratamento eficaz e de sucesso. Em muitos casos, além desses apetrechos, você sabia que a terapia ortodôntica também pode contar com a ajuda de mini-implantes? Essa é uma técnica muito usada para fazer a ancoragem esquelética. Para entender melhor a necessidade desse procedimento na ortodontia, entrevistamos a especialista Andréia Cotrim.

O que é ancoragem esquelética?

A ancoragem ortodôntica esquelética consiste na utilização de dispositivos intra ósseos, que ficam temporariamente fixados na maxila ou mandíbula, no caso, os chamados mini-implantes. De acordo com a profissional, eles se tornam um apoio muito importante para tratamentos ortodônticos mais complexos e são bem simples de colocar. “Podem ser inseridos pelo próprio ortodontista de maneira rápida com anestesia local e sem maiores complicações”, detalhou.

Andréia ainda explica que os mini-implantes são perfeitos para serem usados durante a fase de movimentações dentais mais complicadas: “Essas pecinhas são usadas para realizar a deslocação somente no elemento ou no segmento desejado, sem a reação em áreas em que o ortodontista não precisa movimentar”. Após fazer as ações desejadas, esses dispositivos são removidos de maneira rápida e sem causar dor.

Ação dos mini-implantes no tratamento ortodôntico?

Deu pra notar que essa estrutura é uma mão na roda no tratamento ortodôntico. Mas de que maneira ele funciona? A ortodontista conta: “O mini-implante é colocado para receber a força ortodôntica dissipando-a sobre os dentes anulando qualquer reação indesejada, dessa maneira os dentes irão responder frente à ação (força) exercida pelo ortodontista anulando qualquer problema que impeça o sucesso do tratamento ortodôntico”.

Quanto tempo pode levar esse tratamento?

O tratamento ortodôntico com mini-implantes é muito mais rápido. “Essa peça vai encurtar o tempo do uso do aparelho, pois ela vai anular qualquer reação contrária à força exercida pelo ortodontista através do aparelho ortodôntico e seus acessórios”, revelou a especialista, dizendo que o tempo de tratamento depende do tipo de má oclusão do paciente.

Quais são os benefícios para a saúde bucal?

Com a diminuição no tempo do tratamento ortodôntico, a especialista revela que existe um maior benefício para a saúde bucal: "Uma vez que o uso dos aparelhos pode dificultar a higiene bucal em pacientes que não fazem uma boa escovação, o que poderia acarretar problemas periodontais ou cáries".

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Andréia Cotrim Ferreira - Ortodontista
São Paulo - SP
CRO-SP: 39000

Mais Matérias: Ortodontia
Como é feito o tratamento ortodôntico com implante dentário?
Ortodontia
Como é feito o tratamento ortodôntico com implante dentário?
Na busca por um sorriso perfeito e harmonioso, é comum que algumas pessoas invistam nos implantes...
com a participação de:
Caroline Malavasi
CRO /RJ 38947
Braquetes estéticos: o que são? Qual é a diferença deles para os comuns?
Ortodontia
Braquetes estéticos: o que são? Qual é a diferença deles para os comuns?
Seus dentes estão tortos e a única maneira de alinhá-los é com o tratamento...
com a participação de:
Uila Ramos da Silva
CRO-PE 10.380
7 novas tecnologias na ortodontia que fazem diferença no tratamento ortodôntico
Ortodontia
7 novas tecnologias na ortodontia que fazem diferença no tratamento ortodôntico
Você sabia que a ortodontia caminha junto com a tecnologia? O tratamento ortodôntico por si só...
com a participação de:
Uila Ramos da Silva
CRO-PE 10.380
Aparelho ortodôntico fixo: braquetes, fios... Conheça todas as estruturas desse tipo de aparelho
Ortodontia
Aparelho ortodôntico fixo: braquetes, fios... Conheça todas as estruturas desse tipo de aparelho
Ninguém pode negar: o aparelho ortodôntico fixo é um grande mistério para maioria dos pacientes. Embora seja bastante conhecido, é comum que o uso de todos aqueles acessórios dentro da boca resulte em uma série de dúvidas. Justamente por isso, o primeiro passo ao optar pelo tratamento...
Aparelho ortodôntico móvel: 4 lugares onde você não deve guardar esse apetrecho
Ortodontia
Aparelho ortodôntico móvel: 4 lugares onde você não deve guardar esse apetrecho
Você tirou o aparelho fixo e pensou que o tratamento havia terminado , não é mesmo? Mas não acaba por aí! Muitos pacientes precisam continuar a terapia através do aparelho móvel. Além de ser mais cômodo, o apetrecho pode ser usado apenas para dormir, dependendo do caso de cada paciente. Mas o...
Limpeza do aparelho ortodôntico: como limpar cada modelo? Quais produtos de higiene devo usar? Saiba tudo sobre essa limpeza
Ortodontia
Limpeza do aparelho ortodôntico: como limpar cada modelo? Quais produtos de higiene devo usar?...
Você colocou aparelho ortodôntico recentemente e ainda está um pouco perdido com relação aos cuidados da higiene bucal. Fique sabendo que a limpeza é bem parecida com a que você fazia nos dentes antes do tratamento ortodôntico, mas com algumas etapas extras e produtos de higiene personalizados. Para...