Na hora de recorrer ao dentista em busca de um sorriso perfeito, o aparelho ortodôntico é sempre o primeiro nas procuras. Porém, existe um método pouco conhecido que pode apresentar ótimos resultados em menos tempo de uso, os alinhadores estéticos. Conversamos com o dentista Djalma Faria que apresenta esse acessório e explica em quais casos ele está indicado.

Os alinhadores estéticos e suas vantagens

Os alinhadores estéticos são aparelhos transparentes e removíveis que podem ser utilizados até mesmo por pessoas com a dentição mista, ou seja, que possuem dentes de leite e permanentes. Eles dão mais conforto ao paciente, já que fazem as correções dentárias de maneira mais rápida, e são mais estéticos por serem transparentes. Djalma comenta as principais vantagens dos alinhadores invisíveis em relação aos aparelhos fixos convencionais. “Podemos citar a maior facilidade de passar o fio dental, não possui fios ou metais que machucam a boca, não interfere na fala ou estética e seus resultados podem aparecer entre seis meses e um ano”.

Como é a manutenção e cuidados com os alinhadores?

É ideal que a troca dos alinhadores seja feita a cada duas semanas pelo profissional responsável. Existem diversos cuidados que os pacientes devem ter com o aparelho, a limpeza dever ser feita com atenção para que não haja resíduos de comida entre os dentes, e o uso do fio dental deve ser indispensável.

“O cuidado todo se baseia exatamente no que qualquer pessoa deve ter: manter os dentes limpos e bem escovados para evitar problemas dentários”, completa Djalma. É importante que o paciente lembre de retirar o aparelho na hora das refeições evitando que ele se quebre ou machuque sua boca. Vale ressaltar que quando feito a retirada, ele deve ser guardado em local apropriado para que não haja contaminações.

Existe alguma contraindicação para o uso de alinhadores estéticos

Djalma explica que não existem contra indicações e sim, limitações para o tratamento com alinhadores já que, em alguns casos, há a dificuldade de tratar certas maloclusões, irregularidades dentárias que impedem os dentes de se encaixarem. Contudo, para isso, é possível realizar o tratamento combinado com uma grande variedade de aparelhos convencionais. Para o tratamento ter eficácia, é necessário também, colaboração do paciente em usar o alinhador 20 horas por dia a fim de alcançar os movimentos dentários desejados.

Alinhadores estéticos são feitos sob medida

O planejamento e a confecção dos alinhadores são feitos após uma primeira consulta, na qual são realizadas fotos e moldagens dos dentes dos pacientes. "Após tirar essa modelagem é feito um escaneamento que molda os dentes”, diz Djalma. Assim, os alinhadores são feitos sob medida e confeccionados sobre estes modelos. O tempo recomendado para utilizar diariamente o alinhador é de, no mínimo, 20 horas por dia. Ele pode ser retirado para as refeições, na hora da higienização dos dentes ou para a ida em algum evento. Vale lembrar que quanto mais tempo o paciente passar usando, menor será o tempo de tratamento.

Quer saber mais como funciona o tratamento ortodôntico? Confira assistindo ao vídeo do Manual do Mundo: