Passar pelo tratamento ortodôntico é uma realidade na vida de muitos pacientes. A popularidade do aparelho dentário pode ser relacionada aos diversos problemas que a ortodontia consegue solucionar. Porém, há casos em que é preciso passar mais uma vez por essa etapa, seja pelo descuido com o tratamento anterior ou uma nova movimentação dentária, por exemplo. Entretanto, se o sorriso metálico sempre foi algo que te incomodou no tratamento, hoje em dia é possível contar com a ajuda dos alinhadores, uma alternativa mais discreta e com resultados satisfatórios. Conheça mais sobre essa possibilidade e veja as orientação da dentista Bruna Nobre Nogueira.

Você sabe o que são os alinhadores?

Segundo a profissional, os alinhadores são placas transparentes feitas de acetato. Elas movimentam os dentes, sequencialmente, até atingirem a posição ideal, como previsto pelo ortodontista. “O planejamento é feito virtualmente, e é ele quem irá estabelecer o número de placas que serão utilizadas até a conclusão do tratamento”, comenta ela. O tempo do tratamento é reduzido se comparado ao uso do aparelho ortodôntico metálico. E ainda, uma grande vantagem desse tipo de tratamento é o conforto para o paciente na hora de se alimentar e fazer a higienização bucal, pois não há incômodo dos bráquetes, uma das principais queixas do tratamento ortodôntico convencional.

Os alinhadores são uma solução para quem precisa refazer o tratamento ortodôntico

Diversos motivos podem levar o paciente a refazer o tratamento ortodôntico. Como é comum, esse procedimento é relacionado diretamente ao uso do aparelho metálico, deixando o sorriso bem característico durante esse período. Muitas vezes, ele foi até mesmo o motivo da desistência de muitos pacientes ao longo do tratamento. Por isso, muitos ficam receosos em utilizar novamente o item. Mas, você pode contornar essa situação. “Os alinhadores podem substituir os aparelhos fixos na maior parte dos casos, pois são dispositivos que, assim como os aparelhos fixos, promovem a movimentação dentária”, esclarece a dentista. Para completar, o tratamento acontece de maneira mais rápida, confortável e estética.

Cuide corretamente dos alinhadores

Os alinhadores são uma possibilidade para o tratamento ortodôntico. “Em princípio, eles são indicados para casos de apinhamento (dentes tortos) e outros problemas mais simples”, destaca Bruna. Porém, outros movimentos mais complexos também podem ser realizados. Por isso, o ortodontista vai avaliar cada caso individualmente e indicar qual dispositivo resolverá o quadro. Mas, para que o tratamento ocorra corretamente, é preciso da colaboração do pacientes, seguindo as orientações necessárias. “Os cuidados principais são com a higienização do aparelho e com a disciplina para o uso durante pelo menos 22h por dia, já considerando as pausas para as refeições”, indica a profissional. Além disso, você pode conversar com seu dentista para dicas do modo correto de passar o fio dental e quais produtos específicos podem ajudar nessa tarefa.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Bruna Nobre Nogueira - Cirurgiã-Dentista
Vila Velha-ES
CRO-ES 3534