A gravidez é um dos momentos mais especiais da vida da mulher. Mas essa fase requer que a grávida tenha muita atenção e cuidado com tudo que faz. A alimentação não poderia ficar de fora: é ferro, proteína, ácido fólico, vitamina C, cálcio e muitos outros. Entre eles, o cálcio regula processos importantes na formação do feto, fortalecendo os ossos e dentes do bebê. Mas é também um importante nutriente para a saúde bucal da grávida. A cirurgiã-dentista Beatriz Bussab alerta os cuidados que as gestantes devem ter na alimentação e na saúde bucal.

Grávidas devem também se consultar com o dentista

Segundo Beatriz, entre diversas consultas, as gestantes devem também ir aos consultórios dos dentistas. “A saúde de qualquer pessoa se inicia pela boca. A gestante não é diferente, as alterações de hormônios podem ter alterações na saúde bucal”, explica. O problema mais comum entre elas é o sangramento das gengivas. Isso acontece devido às mudanças hormonais do organismo, fragilizando a gengiva e causando inflamações.

As consultas também são importantes para analisar o estado do esmalte dentário. Enjôos e vômitos, os sintomas mais comuns entre as grávidas, podem prejudicar o esmalte e acabar causando uma erosão dentária. A erosão é uma consequência da passagem recorrente de substâncias ácidas nos dentes.

Alimentação durante a gravidez

“É importante manter uma alimentação saudável, com pouca ingestão de açúcar, já que essa alimentação será utilizada para suprir o bebê em formação”, alerta Beatriz. É fundamental também que a gestante se alimente de muitas vitaminas, uma vez que elas que fazem a maior parte nessa etapa de formação do filho.

A relação cálcio x gestação

Que as mulheres perdem cálcio nos dentes durante a gravidez, é mito! O que pode acontecer é o cálcio ser retirado dos dentes das gestantes para assim ser aplicado na formação do bebê. “Acredita-se que, na ausência de alimentos com cálcio, o mesmo é removido de onde se apresenta em quantidade, que é na região dos dentes”, explica a dentista.

Ele também é um importante mineral na saúde dos dentes, ossos e gengivas. O esmalte dentário, por exemplo, é quase todo formado pelo cálcio e pelo fósforo. Além disso, ele faz com que os dentes fiquem mais fortes e resistentes.

Os nutrientes essenciais da grávida

As gestantes precisam acrescentar alimentos saudáveis e balanceados em seus cardápios. “A grávida necessita da ingestão de diversos alimentos para suprir o bebê, como ferro, zinco, magnésio, iodo entre outros”, finaliza Beatriz.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Beatriz Bussab - Cirurgiã-dentista
Osasco - SP
CRO-SP 125369