Com tantas formas para se corrigir possíveis falhas na arcada dentária hoje em dia, o uso de aparelhos ortodônticos acabam sendo deixados para segundo plano. Além de trazer certo incômodo para os pacientes e algumas outras dificuldades, como na alimentação, os aparelhos e seus famosos bráquetes sempre foram uma alternativa inquietante para quem se preocupa com estética. Não é à toa que eles acabaram se tornaram uma opção ultrapassada. Como “substituto”, novas tecnologias, como os alinhadores estéticos, têm dominado o mercado e se mostrado tão eficientes quanto os aparelhos tradicionais. Que tal conhecer um pouco mais sobre eles, e os alicates que chegam para auxiliá-los?

Conheça os alinhadores estéticos

Se discrição é o que você procura, não precisa se preocupar com a possibilidade de um sorriso metálico: os alinhadores são uma ótima opção para deixar seus dentes todos no lugar ideal. Semelhantes às plaquinhas de clareamento dental, os alinhadores são uma espécie de aparelho transparente e removível. Essas placas transparentes são feitas sob medida com o material acetato e movimentam os dentes gradativamente até que eles alcancem a posição adequada. A posição em questão será definida por um profissional através do planejamento virtual do tratamento.

Quais as vantagens dessas plaquinhas?

Além da questão estética, que é muito relevante para alguns pacientes, os alinhadores estéticos também proporcionam menos dor e desconforto para quem usa. Ah, e o tempo para o tratamento é reduzido, se comparado ao tratamento com aparelho ortodôntico. Outra questão que conta muito é em relação à alimentação e higienização, já que eles podem ser retirados para comer, escovar os dentes e passar o fio dental. No entanto, vale lembrar que o seu uso deve ser de 22 horas por dia, ou seja, os únicos momentos em que eles deverão ser retirados devem ser para o paciente se alimentar e higienizar a cavidade oral. De qualquer forma, é praticidade na certa e não vai ter nenhuma desculpa que impeça você de escovar os dentes normalmente, hein?

Alicates para alinhadores vêm para o bem

Com uma versatilidade enorme, os alicates para alinhadores estéticos têm ganhado cada vez mais espaço no mercado odontológico. A ferramenta já demonstrou grande eficácia no desenvolvimento de tratamentos híbridos e procura trazer o melhor resultado técnico tanto para o profissional, quanto para o paciente. Na prática, os alicates permitem que sejam realizados ajustes e movimentações específicas nos alinhadores, sendo possível alterar pequenos detalhes tanto na confecção da placa que será utilizada para o tratamento, quanto no ato da instalação e outras possíveis adaptações. E, com o crescimento do uso de alinhadores nesses procedimentos, novas ferramentas para auxiliar no processo se tornam necessárias para que o resultado seja o melhor para o seu sorriso.