Com a correria do dia a dia, é comum esquecer hábitos que não deveriam ser deixados de lado de maneira alguma como, por exemplo, escovar os dentes. Seja por preguiça ou por simplesmente falta de tempo, a falta dessa prática pode provocar algumas situações bem constrangedoras. Nesses casos, cabe aos amigos e colegas darem aquele help e alertar sobre o possível problema. Pensando nisso, listamos 4 situações em que você pode ajudar seu amigo a ter um sorriso saudável e algumas dicas de como agir nessas horas. Confira!

1. Avise sobre aquele pedacinho de feijão ou alface preso nos dentes

Uma vez ou outra, é inevitável que algum alimento - como o feijão ou a alface - fique estrategicamente preso bem entre os dentes da frente causando momentos embaraçosos em almoços em família ou com a equipe do trabalho. Nesse caso, é comum que a maioria das pessoas não saibam como agir ou falar para o amigo. Para isso, não existe mistério: é mais fácil contar de uma vez. Afinal, ninguém está livre de passar por uma situação dessas, certo? E, caso você seja o amigo com o alimento nos dentes, o ideal é investir em uma boa higiene bucal após as refeições para evitar que o episódio se repita.

2. Ofereça uma bala ou chiclete sem açúcar para aliviar o mau hálito

O mau hálito é um dos problemas bucais mais comuns. Ainda assim, quem sofre com o quadro, muita das vezes, não percebe. Nesses casos, você pode ser sutil e alertar o seu amigo de maneira gentil e até mesmo oferecer uma bala. A medida ajuda temporariamente, mas é uma forma do portador do problema entender o recado. O chiclete sem açúcar também pode ser uma boa opção, já que aumenta a produção de saliva e contribui para a limpeza da cavidade bucal. Além destes, a goma de mascar tem o poder de diluir os ácidos que são produzidos pelas bactérias presentes na boca e, por isso, também pode ser oferecida.

3. Pergunte se a pessoa comeu algo diferente para alertar sobre resíduos no aparelho ortodôntico

Quem usa aparelho ortodôntico sabe bem como os braquetes do acessório podem dificultar a higiene bucal e, assim, favorecer o acúmulo de alimentos na região. Nesse caso, perguntar ao seu amigo se ele comeu algo diferente na última refeição pode ser uma boa forma de fazê-lo perceber que algo está errado. Após a pergunta, com certeza a pessoa tentará checar o seu sorriso no espelho ou na câmera do celular e notará a sujeirinha no local.

4. Seja sincero, mas gentil com o seu amigo

Independente da situação, não existe modo mais simples do que ser sincero e dizer a verdade para a pessoa. Nesse caso, o que pode fazer toda a diferença é a maneira como abordá-la e falar sobre o assunto. Por isso, lembre-se: gentileza é a chave para o sucesso da conversa. Seja uma simples sujeirinha nos dentes ou um mau hálito, é importante não somar ou fazer brincadeiras com o seu amigo. Afinal, a situação pode envolver a autoestima da pessoa e uma abordagem errada pode ser arriscado. No momento, pode até parecer constrangedor, mas, feito da forma certa você estará ajudando a pessoa e fazendo um bem danado a ela.