Ver o nosso filho sentir qualquer tipo de dor é muito ruim, principalmente quando não sabemos a origem desse incômodo. Um exemplo muito comum é a dor de dente, que pode acontecer por vários motivos, como uma cárie, bruxismo infantil ou até mesmo a sensibilidade. Mas é possível a criança sofrer por esse problema? O Sorrisologia esclareceu as possíveis causas da perda do esmalte dentário durante a infância. 

Sensibilidade dentária em crianças: saiba como identificar!

Descobrir quando as crianças estão com sensibilidade dentária é, de fato, uma tarefa muito difícil. Isso por que, na maioria das vezes, os pequenos têm dificuldade de esclarecer corretamente o que está incomodando, principalmente quando o problema está logo no início. Por isso, aí vai um alerta aos pais para que eles consigam identificar alguns sinais comuns:

Quando alguma coisa incomoda o seu filho, ele evita mastigar do lado afetado, reclama ao escovar os dentes ou ao comer algo muito crocante, além de evitar alimentos gelados. Neste acaso, a dica é ficar de olho na mastigação e nos hábitos de higiene bucal das crianças. Além disso, os pais devem auxiliar no monitoramento da escovação e, se notarem algo diferente, procurar ajuda de um profissional. A visita regular ao dentista, sobretudo, é a melhor forma de prevenção.

7 causas da sensibilidade infantil

O dente da criança é composto por três camadas: esmalte, dentina e polpa. Quando a segunda camada é atingida por alguma lesão, acaba gerando uma sensibilidade. Esse problema normalmente é baseado em uma dor causada pelo desgaste da estrutura dentária, podendo esse incômodo ser tolerável ou intenso dependendo da causa. De acordo com a dentista, as causas para sensibilidade podem ser várias:

1. Cáries;

2. Força de escovação excessiva;

3. Fratura dental;

4. Retração gengival (diminuição da gengiva que cobre o dente);

5. Hipoplasia de esmalte (má formação da estrutura dental);

6. Erosão (causada por acidez);

7. Restaurações desadaptadas.

Manter uma boa higiene bucal é a melhor saída

Para evitar todas essas causas da sensibilidade, é importante ensinar ao seu filho a praticar uma boa higiene bucal. Para isso, você precisa de uma escova de dentes de acordo com a idade do pequeno com cerdas macias e um creme dental infantil que contém a quantidade ideal de flúor e um gostinho saboroso que agrada o paladar de toda criança.