A estação mais quente do ano chegou e junto com ela os desconfortos das altas temperaturas. Se para muitos já é difícil lidar com o clima, para as gestantes pode ser ainda mais, já que estão propensas a terem diversas mudanças no organismo. Ainda bem que existem algumas medidas bem simples capazes de diminuir essas sensações. O Sorrisologia conversou com um profissional para saber como as futuras mamães podem ter uma gravidez tranquila e saudável durante o verão.

Beba água por você e pelo seu bebê

O calor tende a reduzir a pressão arterial da gestante, que normalmente já é mais baixa por conta da gravidez. Esse processo pode dificultar o retorno venoso, causando o inchaço de várias partes do corpo. De acordo com o professor e ginecologista Selmo Geber, o melhor método para acabar com esses edemas é bebendo muita água. "Atividade física moderada também é recomendada e, na hora de dormir, uma dica é manter as pernas ligeiramente elevadas". Hábitos como estes são essenciais para evitar tonturas e desmaios, já comuns na gestação, também agravados pelo calor.

Controle a alimentação com refeições pequenas

Grávidas têm fome mais vezes durante o dia, não é mesmo? Mas é preciso controlar o que você come. "O ideal é fazer refeições pequenas, mas frequentes, ao contrário das tradicionais três grandes refeições por dia". Essa dieta parcelada também é uma grande ajuda para diminuir náuseas e vômitos. Apenas um pequeno número das gestantes continua com os enjôos após 16 semanas de gestação e, caso isso aconteça, é preciso ficar atento à desidratação.

Proteja-se do sol com filtro solar

Outro cuidado que as gestantes precisam ter é com a exposição ao sol. "Durante a gestação, é comum aparecerem estrias, manchas na pele e até mesmo varizes e hemorróidas. Devido à progesterona, certas regiões do corpo feminino também tendem a escurecer, como os mamilos, a linha mediana que divide o abdome, e as maçãs do rosto". Para evitar aquelas manchinhas na pele nestas partes do corpo, é fundamental utilizar filtro solar diariamente e acessórios como chapéu e o bom óculos de sol.

Hidrate sua pele e fique longe das estrias

No caso das estrias, a gestante também pode usar hidratantes para a pele a cada 3 horas ou optar por cremes próprios para a gravidez, passando em lugares estratégicos. "Principalmente em regiões como as mamas e o abdome, mais propensas a um estiramento e rompimento do tecido subcutâneo, devido ao crescimento do útero”, explica o profissional.

Contra o Aedes

Um grande inimigo desta estação são os mosquitos Aedes aegypti, já conhecidos como transmissores da dengue e do chikungunya. Eles têm preocupado muito as gestantes por serem transmissores da Zika, doença que pode ter relação com microcefalia de bebês em formação. Selmo recomenda alguns cuidados. "Uso de roupas claras e, de preferência, mangas e calças longas; além do uso de repelentes específicos e adequados para a gravidez. Atenção redobradas das gestantes que residem em áreas com histórico da doença". Seguindo essas dicas, fica muito mais fácil ter uma gravidez tranquila e saudável durante todo o verão.