Pular para o conteúdo principal
Logo Facebook Powered By Logo OralB
12.08.2020

Agravamento do bruxismo durante a quarentena: como melhorar os sintomas da disfunção sem sair de casa

Expert

Sandra Regina de Oliveira Torres

Sandra Regina de Oliveira Torres

CRO-SP:113237

Cirurgiã dentista especialista em traumatologia e cirurgia buco maxilo facial, implantodontista e laserterapia. Especialista clínica em hospitais de São Paulo no atendimento de pacientes oncológicos e oncologia pediátrica em UTIs.

O coronavírus virou o mundo de cabeça para baixo. Além das medidas de higiene, a quarentena e o isolamento social têm afetado o psicológico de muita gente. De acordo com uma pesquisa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), os problemas de saúde mental estão aumentando em escala preocupante durante a pandemia. Querendo ou não, toda essa mistura de sentimentos e preocupações acaba afetando a saúde bucal, motivando uma série de problemas involuntários como o bruxismo. O Sorrisologia conversou com a especialista Sandra Regina de Oliveira, que esclareceu como melhorar os sintomas da disfunção sem sair de casa.

Agravamento do bruxismo na quarentena: por que isso está acontecendo?

A dentista conta que a demanda clínica de pacientes nos consultórios vem aumentado bastante e as queixas são sempre as mesmas: apertamento involuntário, bruxismo e disfunção da articulação temporomandibular, o que gera muito desconforto facial, dores musculares e dor de cabeça. Ela explica que existe um porquê para isso tudo: “Esses casos cresceram devido às alterações emocionais e psicológicas durante esse período de pandemia e as restrições da quarentena tem desenvolvido quadros de ansiedade, pânico, medo, angústia, desmotivação e alguns pacientes relatam o desenvolvimento de depressão”.

É possível um paciente, que antes não tinha bruxismo, desenvolver o problema?

Sim. Sandra explica que muita gente que nunca reclamou de rangimento ou apertamento dos dentes antes, também estão desenvolvendo o bruxismo neste período. “É possível que isso esteja acontecendo por conta das alterações emocionais e psicológicas”. Por tanto, se você começou a reclamar de dores de cabeça, no maxilar e nos dentes, procure um dentista especializado no assunto para tratar esse problema o quanto antes.

Como controlar o bruxismo mesmo nesse período tenso:

A especialista diz que é possível amenizar os sintomas do bruxismo em casa e indica algumas medidas. “O recomendado é que o paciente busque um equilíbrio emocional, procure se ocupar com um hobby, com atividades físicas, fisioterapia térmica, estipular um relaxante, manter uma dieta equilibrada e diminuir o uso de eletrônicos, principalmente próximo ao horário de descanso”. Nos casos mais severos, a profissional diz que é melhor procurar orientação de um cirurgião bucomaxilofacial e, se necessário, introduzir um medicamento após a avaliação.

Esse artigo contou com a participação de:

Sandra Regina de Oliveira Torres
CRO-SP:113237
Cirurgiã dentista especialista em traumatologia e cirurgia bucomaxilofacial, implantodontista e laserterapia. Especialista clínica em hospitais de São Paulo no atendimento de pacientes oncológicos e oncologia pediátrica em UTIs.

Mais Matérias: Bruxismo
Placa de bruxismo é a solução para acabar com a disfunção: mito ou verdade? Especialista esclarece a dúvida
Bruxismo
Placa de bruxismo é a solução para acabar com a disfunção: mito ou verdade?...
Que o bruxismo pode trazer uma série de complicações para a vida do paciente não...
com a participação de:
Sandra Regina de Oliveira Torres
CRO-SP:113237
Passo a passo do tratamento de bruxismo: todas as etapas e cuidados para controlar a disfunção
Bruxismo
Passo a passo do tratamento de bruxismo: todas as etapas e cuidados para controlar a disfunção
Bruxismo ainda é um problema desconhecido por muita gente . Existem pessoas que sentem aquele apertamento da arcada dentária, dores constantes de cabeça, no maxilar e nos dentes, mas não fazem ideia do que se trata. Neste caso, é melhor ficar atento: se você vem presenciando esses sintomas, pode estar com um caso...
Bruxismo pode causar pulpite: você sabe o que é esse problema bucal? Saiba como prevenir!
Bruxismo
Bruxismo pode causar pulpite: você sabe o que é esse problema bucal? Saiba como prevenir!
Você provavelmente já deve ter ouvido falar sobre o bruxismo , certo? O distúrbio causado pelo hábito de ranger ou esfregar os dentes é mais comum do que se imagina e pode afetar significativamente a qualidade de vida dos pacientes. Isso porque a doença pode causar novas complicações ao seu sorriso,...
O bruxismo diminuiu o tamanho dos meus dentes: o que fazer para recuperar a estrutura desses elementos?
Bruxismo
O bruxismo diminuiu o tamanho dos meus dentes: o que fazer para recuperar a estrutura desses...
Poucas coisas incomodam tanto quanto uma dor de dente causada pelo bruxismo. Essa disfunção, além de refletir em um enorme desconforto bucal, também pode resultar em problemas mais graves, como uma pulpite, DTM e até mesmo o desgaste dos dentes, diminuindo o tamanho dos elementos. O Sorrisologia entrevistou a...
Aparelho para bruxismo: tudo o que você precisa saber sobre o modelo
Bruxismo
Aparelho para bruxismo: tudo o que você precisa saber sobre o modelo
O bruxismo é uma disfunção que causa muitos problemas para a saúde bucal e bem-estar...
com a participação de:
Rhianna Barreto
CRO-RJ:37448
5 doenças bucais que podem ter relação com a sua saúde mental: cárie, periodontite e várias outras!
Bruxismo
5 doenças bucais que podem ter relação com a sua saúde mental: cárie, periodontite e várias...
O sistema nervoso está interligado com todo nosso organismo, até mesmo com a nossa saúde bucal. Se você está sofrendo com problemas de ansiedade, depressão ou outras questões emocionais, muito provavelmente também vai ter complicações bucais por consequência disso. Para entender...