Pular para o conteúdo principal
Logo Facebook Powered By Logo OralB
02.06.2017

Aftas recorrentes podem indicar doenças? Profissional explica os motivos para o surgimento dessas lesões

Expert

Beatriz Venturi

Beatriz Venturi

CRO-RJ: 25916

Bacharelado em Odontologia. UFRJ Especialização em Estomatologia. UFRJ Mestrado em Patologia Bucodental. UFF Fellow of International Association of Oral Pathology Sócia da Sociedade Brasileira de Terapia Intensiva

Quem nunca comeu um pedaço de abacaxi e ganhou uma afta? A gente sabe que alguns alimentos ácidos e bebidas cítricas tendem a provocar essas feridas na boca. Mas além desses sintomas indesejáveis, o surgimento dessas lesões aftosas podem indicar o início de alguma doença mais séria? Para esclarecer a dúvida, convidamos alguns especialistas no assunto para explicar todos os motivos do aparecimento dessas bolinhas e como elas afetam na sua saúde.

O que significa uma afta?

De acordo com a dentista Dulce Cabelho, a causa das aftas continua bem desconhecida e o surgimento dessas pequenas lesões pode estar relacionado a muitos fatores, como alterações hormonais, estresse, dieta e hereditariedade. “Por isso, é sempre importante consultar um especialista em doenças bucais, como o estomatologista ou o próprio cirurgião-dentista”, garante.

Para a Beatriz Venturi,  a alimentação diz muito sobre nossa saúde bucal. Ou seja, o que comemos também faz diferença para entender a origem da afta. “Alimentos mais ácidos facilitam o aparecimento dessa inflamação”, relata. Isso acontece porque muitas pessoas comem e tem uma reação imunológica que leva ao surgimento da lesão. Por outro lado, todo esse processo pode variar de pessoa para pessoa.

A relação das aftas com outras doenças

Entretanto, essas feridinhas podem ter uma forte relação com doenças que afetam a saúde de modo geral. Para quem tem diabetes, por exemplo, e não possui total controle do problema, a saliva apresenta uma quantidade maior de açúcar e reflete no crescimento de alguns fungos e aftas, devido à acidez. Quem faz tratamento de câncer também acaba desenvolvendo algumas aftas devido a baixa imunidade. Além de disso, essas lesões costumam ser um dos primeiros sintomas do vírus HIV. Por isso, fique atento e assim que perceber alguma alteração na sua boca, procure um dentista para o diagnóstico correto.

Como tratar?

Muita gente cisma em colocar sal, água oxigenada ou bicarbonato de sódio diretamente na ferida. Não faça isso em hipótese alguma! Aplicar essas substâncias acabam piorando os sintomas e a própria lesão. Até existem medidas caseiras para tratar as aftas, mas antes realizá-las peça orientação do seu dentista. Beatriz explica que o bicarbonato pode ser usado para amenizar o desconforto das feridas, contanto que seja dissolvido em água.

Além disso também existem os tratamentos feitos no consultório, como a laserterapia. “Um procedimento que é capaz de amenizar a dor, melhorar a cicatrização e diminuir os casos recorrentes de lesões”, indica. Porém, muitas vezes ele é visto como uma solução auxiliar, sendo necessário outros cuidados adicionais com medicação, reposição de vitaminas e até acompanhamento com nutricionista. O mais importante é não tomar essa decisão sozinho, vá ao dentista e descubra os cuidados certos para tratar a sua lesão.

Beatriz Venturi - Patologista Bucal - CRO: 25916

Dulce Cabelho - Estomatologista - CRO: 35856

Mais Matérias: Aftas
Afta na boca: qual é o melhor tratamento? Como prevenir essas lesões?
Aftas
Afta na boca: qual é o melhor tratamento? Como prevenir essas lesões?
Dentre os problemas bucais mais comuns, a afta é certamente um dos mais incômodos. Além de...
com a participação de:
Sandra Regina de Oliveira Torres
CRO-SP:113237
Mordi a língua e virou afta: o que fazer? Dentista explica como proceder em caso de surgimento da ferida na boca
Aftas
Mordi a língua e virou afta: o que fazer? Dentista explica como proceder em caso de...
A hora de comer é um momento muito prazeroso, mas nem sempre as coisas saem como o esperado e às vezes...
com a participação de:
Johnathan Marcondes
CRO-PA: 4456
Estomatite infantil: o que é? Quais os sintomas? Dá para prevenir?
Aftas
Estomatite infantil: o que é? Quais os sintomas? Dá para prevenir?
A estomatite, também conhecida como afta , é um problema bastante comum e que também pode...
com a participação de:
Flávia Macedo Couto
CRO-RJ: 39.770
5 causas da afta e o que fazer para aliviar o incômodo dessas lesões
Aftas
5 causas da afta e o que fazer para aliviar o incômodo dessas lesões
Você está com afta e não é a primeira vez que isso acontece. Muita gente nem sabe o real motivo do aparecimento dessas feridas na boca , mas, de acordo com dentistas e estomatologistas, elas podem estar relacionadas com a baixa imunidade, um trauma causado pela escovação bruta ou pelo aparelho ortodôntico...
Aftas: o que são? Quais as causas? Quanto tempo duram? Saiba como lidar com essas pequenas feridas
Aftas
Aftas: o que são? Quais as causas? Quanto tempo duram? Saiba como lidar com essas pequenas feridas
Feridas na boca são mais comuns do que a gente gostaria. Quando menos se espera, logo nasce uma afta para bancar a estraga-prazeres: você não consegue mais comer nem falar direito sem sentir aquela dorzinha incômoda, situação típica desse quadro . Mas afinal, o que são as aftas? Como elas se...
Aftas: o que fazer quando sentir dor ao comer? Dentista indica alimentos que devem ser evitados
Aftas
Aftas: o que fazer quando sentir dor ao comer? Dentista indica alimentos que devem ser...
Como se não bastasse o desconforto bucal provocado pelas aftas , eis que surge um outro problema no meio...
com a participação de:
Dulce Helena Cabelho Passarelli
CRO-SP: 35856