Além de uma boa higiene bucal, a alimentação também conta para um sorriso saudável. Sabemos que a ingestão de legumes, verduras e frutas crocantes (ingredientes detergentes) ajudam na produção de saliva e na limpeza superficial dos dentes. Em contrapartida, ter um cardápio muito ácido, ingerindo bebidas e comidas que agridem o esmalte do dente, pode resultar em uma erosão dentária. Você sabe o perigo desse problema? De que maneira podemos evitar? O Sorrisologia explica como e ainda diz qual é a substância mais ácida e que devemos evitar ao máximo. Veja só!

Entenda melhor o que é a erosão dentária

A erosão dentária é uma doença bucal bastante comum entre os pacientes. Ela é caracterizada pelo desgaste do esmalte do dente, uma camada protetora dos demais elementos dentários, que é causado pelo contato excessivo e direto com substâncias ácidas, principalmente com a alimentação.

Existem dois tipos da doença: a erosão intrínseca e extrínseca. A primeira acontece devido ao desgaste pelo ácido gástrico, através de problemas como o refluxo, anorexia e bulimia. Já a segunda se deve pela corrosão provocada por alimentos e líquidos que se transformam em ácido na boca. Interessante, não é?

Substâncias que fazem mal aos dentes

São várias! Aqueles alimentos e bebidas que achamos que são bem inofensivos não são nada seguros para a saúde do nosso sorriso. Entre esses podemos citar: o vinho, suco de laranja e de uva, limão, água com gás, refrigerante e até aquele cafézinho podem corroer o esmalte do dente e causar uma erosão. Por isso, nada de exagerar nessas substâncias!

Evite o máximo que puder… o limão!

Embora todos esses ingredientes sejam ruins para o seu sorriso, o limão acaba sendo o vilão da lista. Isso se deve ao seu grande potencial ácido, que ao entrar em contato com os dentes e ingerido todos os dias ou frequentemente, pode causar a chamada erosão extrínseca. Você não quer que isso aconteça, não é mesmo?

Os sintomas da erosão dentária pode ser evitada com um bom creme dental

Em primeiro lugar, é importante visitar seu dentista para confirmar a erosão. Depois, o profissional pode indicar uma série de cuidados para evitar a sensibilidade, com cremes dentais dessensibilizantes. Assim, sua higiene bucal ficará mais saudável e seu dia a dia mais tolerável sem sentir aquele choque de um alimento gelado ou quente no seu sorriso.