Pular para o conteúdo principal
Logo Facebook Powered By Logo OralB
05.09.2017

Acabei de realizar clareamento dental. Quais cuidados são essenciais nesse momento?

Após realizar o clareamento dental, alguns cuidados são necessários para manter seu sorriso impecável por mais tempo. Confira quais são!
Após realizar o clareamento dental, alguns cuidados são necessários para manter seu sorriso impecável por mais tempo. Confira quais são!

Expert

Johnathan Marcondes

Johnathan Marcondes

CRO-PA: 4456

Cirurgião-Dentista formado pela Unioeste ( Universidade Estadual do Oeste do Paraná) em 2005- pós graduado em lentes de contato dental e facetas de porcelana. Aplicação de toxina botulina (Botox), preenchimento facial com ácido hialurônico, cirurgia de Bichectomia. Prótese - Odontologia Estética - Odontologia Digital. Membro da SBOE - Sociedade Brasileira de Odontologia Estética. Membro da IFED- International Federation Esthetic Dentistry Proprietário da Clínica Top Dente.

Você começou a perceber que seus dentes não estão mais tão brancos quanto antes. A solução encontrada para deixar seu sorriso impecável foi o clareamento dental. A técnica, que pode ser realizada tanto em consultório quanto em casa, devolve um sorriso mais branco e iluminado. Agora que passou pelo tratamento, você sabe quais cuidados precisa ter nesse momento? Confira a lista preparada pelo Sorrisologia para manter os resultados por muito mais tempo.

Atenção à alimentação

É importante evitar os alimentos mais pigmentados, principalmente os com muito corante, para não colocar seu clareamento por água abaixo. Segundo o odontologista em estética Johnathan Marcondes, alguns alimentos, como a cenoura e o tomate, apresentam um pigmento natural que também pode provocar manchas. Também é preciso tomar cuidado com as frutas cítricas, porque elas podem causar desconforto nos dentes, que estão mais sensíveis.

Escove os dentes 30 min após as refeições

É importante realizar a higiene bucal após as refeições. No entanto, ao contrário do que muita gente pensa, a escovação não deve ser feita imediatamente depois de comer. O ideal é esperar um período de 30 minutos, e então realizar a limpeza. Se realizada antes desse período, ela não permite que a saliva neutralize os ácidos produzidos pela placa, e eles podem acabar se espalhando na superfície dentária durante a escovação, resultando em erosão dentária. Uma dica é fazer um bochecho com água após consumir alimentos mais ácidos ou pigmentados. “Isso auxilia na eliminação das substâncias ácidas”, afirma o profissional.

Mantenha a higiene bucal em dia

Após o clareamento, a limpeza bucal deve ser feita normalmente. A escovação precisa ser realizada após todas as refeições e fio dental usado diariamente. O uso do fio é essencial para manter os dentes limpos, sem placa bacteriana. Portanto, mesmo que seja uma parte mais chatinha, ele é indispensável para conservar seu sorriso branco!

Cuidado com batons fortes!

Batons de cores escuras, principalmente o vermelho, podem acabar manchando a superfície dos dentes. Portanto, após o tratamento é preciso tomar bastante cuidado ao utilizá-los, e se possível evitar o uso dessas cores.

Canudos podem ser aliados

Uma dica para quem não consegue ficar sem bebidas que podem manchar os dentes, como o café, refrigerantes, vinho e sucos escuros é utilizar canudo para consumi-los, com cuidado. Dessa forma, as chances de prejudicar o clareamento se tornam menores.

Consulte seu dentista

Para a manutenção do tratamento, é essencial manter uma rotina de visitas ao dentista. Esse profissional vai indicar as recomendações específicas para cada caso e irá manter os dentes saudáveis, evitando a volta de possíveis manchinhas. Ele poderá também recomendar um retoque após algum tempo, dependendo dos hábitos alimentares do paciente.

Mais Matérias: Clareamento Dental
Clareamento dental caseiro funciona? Especialista revela técnicas que devem ser evitadas e qual é a mais segura para alcançar um sorriso branco
Clareamento Dental
Clareamento dental caseiro funciona? Especialista revela técnicas que devem ser...
Ter um sorriso branco é o objetivo de muitas pessoas. A forma mais eficaz e segura de alcançar esse...
com a participação de:
Igor Puga
CRO-RJ 28418
Como preservar o clareamento dental: cuidados, o que não fazer, dicas de higiene bucal e manutenção do tratamento
Clareamento Dental
Como preservar o clareamento dental: cuidados, o que não fazer, dicas de higiene bucal e...
Você fez clareamento dental e finalmente conquistou aquele sorriso branco que tanto queria. Agora, as preocupações acabaram e não é mais necessário ter aqueles cuidados minuciosos com os dentes, certo? Errado! Muita gente pensa que depois do clareamento não precisa mais se preocupar com a saúde...
Clareamento dental: usar pasta de dentes com efeito whitening ajuda a manter os dentes brancos por mais tempo?
Clareamento Dental
Clareamento dental: usar pasta de dentes com efeito whitening ajuda a manter os dentes...
Engana-se quem pensa que basta fazer  clareamento dental para conquistar dentes brancos por toda a vida. Na...
com a participação de:
Caroline Malavasi
CRO /RJ 38947
Bichectomia, clareamento dental, toxina botulínica: quanto tempo dura cada procedimento estético odontológico?
Clareamento Dental
Bichectomia, clareamento dental, toxina botulínica: quanto tempo dura cada procedimento...
Realizar procedimentos estéticos é o sonho de muita gente e, graças aos avanços da...
com a participação de:
Rita Ventura
CRO-RJ: 42601
Odontologia estética: o que é? Quais tratamentos são feitos? Conheça os benefícios da especialidade para a saúde bucal
Clareamento Dental
Odontologia estética: o que é? Quais tratamentos são feitos? Conheça os benefícios da...
Depois da saúde, a estética é um dos elementos mais buscados pelos pacientes nos consultórios dentários. Muito mais do que receitar um clareamento dentário, essa especialidade da odontologia é capaz de realizar outros tratamentos restauradores, como a aplicação de lentes de contato bucais e...
Clareamento dental caseiro: 6 passos para um tratamento de sucesso junto ao seu dentista
Clareamento Dental
Clareamento dental caseiro: 6 passos para um tratamento de sucesso junto ao seu dentista
Ter dentes brancos é o sonho de muita gente e, graças aos avanços da dentística,...
com a participação de:
Vinícius Barçal
CRO-RJ: 3979-7