Pular para o conteúdo principal
Logo Facebook Powered By Logo OralB
04.10.2019

Abscesso dentário: saiba o que é, os principais sintomas e como tratar esse problema bucal

  Uma bolinha cheia de pus na sua boca, acompanhada de dor e incômodo, não é um bom sinal: as chances de ser um abscesso dentário são altas. Entenda mais sobre essa patologia bucal
Uma bolinha cheia de pus na sua boca, acompanhada de dor e incômodo, não é um bom sinal: as chances de ser um abscesso dentário são altas. Entenda mais sobre essa patologia bucal

Expert

Vinicius Marchiori da Silva

Vinicius Marchiori da Silva

CRO-SP: 55.655

Especialista implantodontista pela UNISA, especialista também em Biologia Celular e Molecular pela CINTERGEN (UNIFESP) e mestre em Lasers pela IPEN/FOUSP.

Além da cárie e da periodontite, doenças bucais muito comuns, o abscesso dentário é outro dos problemas que podem acometer a região com mais facilidade. Talvez você nunca tenha ouvido falar nele, ou se ouviu, pode não ter entendido exatamente do que se tratava, mas a hora de tirar todas as suas dúvidas é agora, com a ajuda do especialista em implantodontia Vinicius Marchiori.

O que é um abscesso dentário?

Entre os problemas bucais mais comuns, está o abscesso dentário. Mas afinal, do que se trata esse transtorno? O especialista explica que este é um processo inflamatório que resulta em uma coleção purulenta e pode acontecer tanto na região periapical quanto na periodontal. “Normalmente um volume aumentado é percebido no local e pode causar dor e até infecção generalizada”, conta. Isso tudo acontece devido às bactérias, células mortas e líquido inflamatório que se formam a partir de uma infecção bacteriana não tratada, crônica, segundo o profissional.

Diferença entre abscesso periodontal e abscesso periapical

Abscesso periodontal: Acontece ao redor do dente e é causado pelo acúmulo de placa bacteriana que se transformou em tártaro, desenvolvendo-se na superfície dentária e invadindo a gengiva e osso alveolar. “Outra causa comum de abscesso periodontal é fratura radicular não tratada. Com a presença crônica de bactérias sobre a raiz do dente pode ocorrer o acúmulo e observamos a formação do abscesso”, indica.
Abscesso periapical: Acontece ao redor da ponta da raiz do dente, na periferia do ápice radicular ou periápice, e é causado pela infecção dentro de um canal com polpa morta que não foi tratada. “A presença da infecção não tratada gera uma coleção purulenta que aumenta de tamanho destruindo o osso ao redor. Quando essa infecção acha um caminho no osso até à gengiva, o pus sai do osso mas não atravessa imediatamente a gengiva e se instala logo abaixo desta, criando um volume que aumenta até que um ponto na gengiva se abra para a saída do líquido.”

Além disso, Vinicius também alerta que é possível a existência de uma lesão periodontal presente em um mesmo dente com lesão periapical. Caso as duas lesões cresçam o suficiente, elas podem se unir, formando uma lesão endo-pério, que é ainda mais difícil de se tratar.

A que sintomas ficar atento?

Visitar o dentista periodicamente é primordial para que o profissional possa detectar as lesões causadoras de abscessos antes que esses se formem, de acordo com Vinicius. Afinal, é esse acompanhamento que poderá ajudar a cuidar da saúde bucal do paciente e prevenir que esse e outros problemas bucais se desenvolvam. “Caso se perceba aumento de volume em regiões próximas aos dentes ou mesmo nas bochechas/pescoço, é importante procurar ajuda profissional com urgência, pois um abscesso mal tratado pode causar infecções mais graves e levar até mesmo a morte”, alerta.

Como remover um abscesso dentário?

Segundo o implantodontista, o tratamento não é específico para o abscesso, já que ele é o resultado de uma patologia não tratada. “o que se faz é drenar o pus do abscesso e tratar a raiz com problema, seja por raspagem para remover o cálculo, tratamento de canal ou mesmo remoção do dente infeccionado. Com a eliminação da causa o abscesso desaparece”, esclarece. Além disso, medicamentos como antibióticos ou antiinflamatórios podem ser necessários, mas só devem ser utilizados a partir de uma recomendação médica, já que tomá-los sem acompanhamento profissional pode piorar a situação.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Vinicius Marchiori - Especialista em implantodontia, em biologia celular e molecular e mestre em lasers.
São Paulo - SP
CRO-SP: 55.655

Mais Matérias: Gengiva
Afta na gengiva perto do dente: o que causa? Qual é o melhor remédio para tratar as bolinhas?
Gengiva
Afta na gengiva perto do dente: o que causa? Qual é o melhor remédio para tratar as...
A afta na gengiva é um problema bucal mais comum do que se imagina e que pode causar muitos incômodos...
com a participação de:
Ana Elisa da Silva
CRORS 13490
Pasta de dente para gengivite: qual é o melhor produto para tratar a inflamação na gengiva?
Gengiva
Pasta de dente para gengivite: qual é o melhor produto para tratar a inflamação na gengiva?
Só quem já sofreu com a gengivite sabe o quanto ela pode ser incômoda. Caracterizada por uma inflamação primária na gengiva, ela pode evoluir rapidamente para uma periodontite, infecção de maior gravidade , se não for tratada a tempo. Para cuidar da gengivite, a higiene bucal pode e deve...
O acúmulo de tártaro no dente pode causar sangramento na gengiva? Descubra as causas desse sintoma
Gengiva
O acúmulo de tártaro no dente pode causar sangramento na gengiva? Descubra as causas...
Lidar com a gengiva sangrando pode até ser uma situação comum, mas é sempre um alerta...
com a participação de:
Uila Ramos da Silva
CRO-PE 10.380
Gengiva sangrando: o que pode ser? Dentista revela 6 motivos por trás do quadro
Gengiva
Gengiva sangrando: o que pode ser? Dentista revela 6 motivos por trás do quadro
Notar a gengiva sangrando é um quadro mais comum do que se imagina. Ainda assim, é importante...
com a participação de:
Rita Ventura
CRO-RJ: 42601
Gengivite tem cura? Especialista explica como lidar com o problema
Gengiva
Gengivite tem cura? Especialista explica como lidar com o problema
A gengivite é uma doença bucal mais comum do que se imagina e que pode surgir em qualquer idade....
com a participação de:
Maurício Duarte da Conceição
CRO-SP: 34.205
Gengiva inflamada por causa da prótese dentária: como tratar? Dentista explica todos os cuidados para acabar com o problema
Gengiva
Gengiva inflamada por causa da prótese dentária: como tratar? Dentista explica todos os...
Sua gengiva está inflamada? Esse problema é muito comum em pessoas que não praticam uma boa...
com a participação de:
Camila Stofella Sodré
CRO-RJ: 40419