Alguns hábitos acabam com a saúde dos seus dentes! Um dos mais comuns é o de abrir garrafas com os dentes - você já fez isso em algum momento? Por mais que tenha sido desconfortável, você pode até ter pensado que não havia problema. Para desmistificar o assunto, o Sorrisologia conversou com o cirurgião bucomaxilofacial Diego Limoeiro, do Rio de Janeiro, que esclareceu os riscos dessa prática. Veja só!

Entenda a função real dos dentes

Segundo o Dr. Diego, é importante entender as funções de cada dente. "As funções dos dentes estão associadas, via de regra, ao grupo a que pertecem. Podemos dividir os dentes em grupos (incisivos, caninos, pré molares e molares). Os incisvos são os dentes da frente e entram em contato primeiro com os alimentos, e possuem função de corte. Os caninos têm importante função de guiar a oclusão, função de rasgar. Os pré molares e molares são dentes categorizados como posteriores, trituram os alimentos. O processo da digestão começa na boca, e os dentes têm importante papel neste processo", explicou. 

Qual o risco de abrir garrafas com os dentes?

O hábito de abrir garrafas com os dentes é muito ruim para a sua saúde bucal! Segundo o Dr. Diego: "Obviamente este hábito não faz parte das funções dos dentes, não sendo seguro para os seus dentes e para os tecidos ao redor, como a gengiva, embora para muitos seja hábito e vício. Fratura de dentes podem ocorrer, e não só dos dentes, mas também de coroas, restaurações. Quando esta fratura ocorre, em muitos casos fica impossibilitado o tratamento, necessitando da extração. Os dentes são fortes o suficiente para serem usados de maneira correta".

Como fortelecer os dentes no dia a dia?

Além de manter a higiene bucal em dia, evitar morder objetos, unhas ou até alimentos muito duros, como cascas de nozes, é importantíssimo manter as visitas ao consulório do dentista em dia. Bebidas ou frutas ácidas também podem ser desgastantes para os dentes, por isso, o ideal é evitá-las.  Outro cuidado que você pode ter com seus dentes é investir em uma pasta de dentes fortalecedora, que ajude a restaurar o esmalte dentário, para evitar que este se degrade ainda mais com os hábitos rotineiros do dia a dia. 

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Diego Limoeiro - Cirurgião bucomaxilofacial / Implantodontista Pós-graduado em Cirurgia da ATM Especialista em DTM e Dor orofacial
Rio de Janeiro - RJ
CRO-RJ: 31146