Toda estação tem suas frutas da safra com os valores nutricionais que ajudam o corpo humano naquela determinada época. No verão, a estação mais calorosa do ano, não é diferente. Com o aumento dos termômetros, nosso organismo pede muita hidratação e vitaminas extras para não sofrer com as altas temperaturas. E para ajudar a repor todos esses nutrientes, só abusando das frutas que esta temporada proporciona.

Abacaxi é desintoxicante

Quem não gosta de comer um abacaxi bem geladinho no verão? A Nutricionista Caroline Codonho garante que essa fruta é desintoxicante e possui uma enzima, chamada bromelina, que auxilia na digestão de proteínas. Ela ainda explica que a melhor opção de consumi-la é de forma tradicional para não perder toda sua fibra. "Para dar um toque gourmet podemos adicionar raspas de limão ou canela em pó (excelente ação termogênica também). O abacaxi é uma excelente fonte de iodo, nutriente importante para a função tireoidiana".

A uva precisa ser consumida com casca

Ela é muito querida no suco ou em formato de picolé, mas mesmo assim, o melhor jeito de aproveitar todas as vitaminas é comendo a fruta inteira. "A uva é uma fruta excelente por possuir nutrientes como o resveratrol, fibras, água e açúcar em quantidades equilibradas". A profissional indica que o ideal é sempre consumi-la com a casca. "É onde encontramos os nutrientes mais importantes. Apesar dos benefícios, deve ser consumida com moderação no que se refere a quantidade".

Manga é sinônimo de vitamina A

Da rosa até a lajotinha, a manga é uma grande fonte de carotenóides, formas precursoras da vitamina A. "Esse pigmento amarelado é convertido em vitamina A em nosso organismo, sendo interessante seu consumo, desde que seja em quantidades moderadas devido ao alto valor calórico da fruta", explica. Os carotenóides também são de suma importância para a saúde da pele, visão e cabelos. Excelente para quem deseja aproveitar o verão mantendo a estética em dia.

Uma melancia para adoçar o verão

A melancia é ótima para ser consumida durante o verão, pois possui um teor elevado de água e baixo valor calórico. "A melancia é rica em licopeno e carotenóides que possuem ação preventiva para diversos tipos de câncer". Mas a dúvida ainda é frequente na hora de escolher a mais docinha para levar para casa. Caroline dá a dica. "A melhor forma de escolher uma melancia doce é verificando suas extremidades que devem apresentar-se relativamente firmes, com leve pressão, assim como a integridade da casca e não deve ser de tamanho muito grande". Se preferir aqueles pedaços já cortados, a pista é optar pela mais vermelhinha.

A fruta de todas as estações é o coco

Sol, praia e uma água de coco para acompanhar. Apesar de lembrarmos dele apenas nos dias mais quentes, o coco é uma fruta excelente para ser aproveitada em todas as estações do ano. "É fonte de sais minerais, gordura de cadeia média (TCM) que possui ação termogênica", conclui. Ele também possui o açúcar com menor índice glicêmico dentre as fontes naturais conhecidas atualmente. Viu só? Agora é só escolher sua fruta favorita e curtir o verão de forma ainda mais saudável.