Há quem diga que o inverno é a melhor estação do ano, há quem discorde. Mas, independente disso, uma coisa é certa: a sensibilidade dentária é bastante comum durante a estação. Por isso, nos dias mais frios, é provável que quem já sofre com o problema sinta dores ao fazer coisas simples, como falar ou bocejar. Mas você sabe por que isso acontece? Para esclarecer essa e outras dúvidas, o Sorrisologia foi buscar mais informações sobre esse quadro com a dentista Julia Sandrini. Veja só!

Sensibilidade dentária vs. inverno: entenda como a estação pode agravar o quadro

De acordo com a dentista, a sensibilidade nos dentes pode aumentar nos dias mais frios. Isso porque a diferença entre a temperatura ambiente e a do corpo tende a ser maior. “O ar frio em contato com o dente resfria a superfície dental até chegar na polpa, que funciona como o “coração” do elemento e é rico em terminações nervosas, causando a sensação de dor”, esclarece a profissional. Justamente por isso, é comum que os pacientes que já sofrem com a sensibilidade dentária sintam uma piora no quadro, já que ao abrir a boca ocorre o choque térmico.

Sensibilidade nos dentes tem tratamento?

Se você sofre com o incômodo e as dores causadas pela sensibilidade dentária, não precisa se desesperar. O quadro possui tratamento e pode ser revertido com alguns cuidados. Para isso, o primeiro passo é descobrir a origem do problema. “A hipersensibilidade dentária é provocada pelo desgaste do esmalte dos dentes, deixando a dentista - camada abaixo do esmalte dental - exposta e desprotegida, o que resulta em dentes sensíveis. Por isso, o ideal é consultar um profissional para investigar a causa desse desgaste”, explica a especialista.

Sendo assim, antes de iniciar qualquer tratamento, é preciso de um diagnóstico adequado. Se o problema for uma dentina exposta ou uma parte da raiz exposta, por exemplo, o tratamento pode ser simples com o uso de enxaguante e creme dental para sensibilidade. Entretanto, em casos mais complexos, a solução pode envolver restaurações ou pequenas cirurgias para proteger a dentina.

Veja alguns cuidados para amenizar a sensibilidade dentária durante o inverno

Ninguém gosta de sentir o desconforto da sensibilidade, seja em dias frios ou não. Por isso, é comum que pacientes com esse quadro procurem um maneira de alivia-o rapidamente. Nesse sentido, a dentista reforça: “É importante procurar um profissional qualificado para diagnosticar a causa dela e escolher o melhor ideal para você”. Embora o tratamento feito com um especialista seja essencial para cuidar dos dentes sensíveis, existem alguns cuidados simples que ajudam a amenizar o quadro. Veja algumas recomendações da profissional:

• Usar uma escova de dentes com cerdas macias;
• Usar creme dental específico para sensibilidade dentária;
• Usar creme dental com alta concentração de flúor para ajudar a fortalecer o esmalte;
• Evitar alimentos ácidos, como vinho, abacaxi e refrigerantes.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Júlia Sandrini - Cirurgiã Dentista e Especialista em Harmonização Facial (M.A.R.C. Institute) 
Santa Catarina - SC
CRO-SC: 17313