Produto Relacionado:

A odontologia tem como uma de suas principais funções o restabelecimento da harmonia bucal. Para essa tarefa, muitos casos são solucionados com o uso de coroas, por exemplo, quando um parte do dente é perdida. Por outro lado, se o elemento dental estiver ausente, são indicadas as pontes fixas. Porém, mesmo com essas técnicas, pode acontecer do quadro não ser ajustado completamente. Nesse momento, o paciente pode contar com a especialidade da Ortodontia. Entenda mais sobre esse processo com as explicações da ortodontista Andréia Cotrim.

Aparelho ortodôntico pode ser indicado para pacientes com coroas ou pontes fixas?

De acordo com as explicações da profissional, o aparelho ortodôntico também pode ser utilizado por esses pacientes. A ortodontia é capaz de solucionar diversos problemas bucais, como problemas de oclusão e posição dentária. No caso de pacientes com pontes fixas, a dentista esclarece que é colocado um elemento provisório apoiado no aparelho. “Para que, desta maneira, o ortodontista possa empregar a biomecânica da maneira correta e, consequente, perfeita oclusão do paciente”, diz ela. Já para quem usa coroa protética, é preciso passar por um tratamento adequado para que a superfície do elemento receba a colagem do bráquete.

Como a ortodontia pode ajudar pacientes com coroas ou pontes fixas?

Assim como em outros quadros, a ortodontia também pode auxiliar os casos de coroas ou pontes fixas. “Pacientes que tiveram uma lesão de cárie na região subgengival podem utilizar o aparelho ortodôntico para que seja feita uma extrusão dental”, explica a dentista. Nesses quadros, o limite do dente estaria localizado na região supragengival e isso permite a restauração em resina composta.


Para os pacientes que perderam o dente e o vizinho inclinou, o aparelho ortodôntico consegue ajustar a posição deles e raízes. Assim, é criado um espaço para a colocação do pino do implante. “O que devolve a correta oclusão do paciente sem prejuízo de nenhum dente vizinho pelo desgaste para confecção da ponte fixa”, destaca Andréia.

Fique atento aos cuidados necessários

Segundo a ortodontista, para os pacientes com coroa ou ponte fixa na cavidade bucal, é preciso ficar atento aos cuidados durante o uso do aparelho ortodôntico. “É de suma importância que o ortodontista prepare sempre de maneira correta a superfície onde será aderido o bráquete para não haver prejuízo na adesão”, destaca ela. E ainda, a atenção também deve ser voltada para os objetivos do tratamento, já que pode ser realizado por diversas especialidades de forma simultânea.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Andréia Cotrim Ferreira - Ortodontista
São Paulo - SP
CRO-SP: 39000