Há quem use a falta de tempo e o cansaço do dia a dia para não se exercitar. "Academia? Nem pensar!" Mensalidades caras ou não gostar de ambiente fechado são algumas justificativas bem comuns. Mas saiba que existem diversas atividades possíveis ao ar livre em contato com a natureza ou vista da cidade. Bem melhor, não é? Então coloque as desculpas de lado e vá para o lado de fora onde há brisa, sol e vida.

A importância das atividades ao ar livre

Você com certeza já leu ou ouviu alguém dizer que atividade física estimula não só a perda de peso, mas reduz o risco de doenças, traz mais flexibilidade e disposição ao corpo, além de prevenir uma série de problemas como estresse e ansiedade.

Porém, atividade ao ar livre é ainda melhor. Muito mais do que ter apenas um dia agradável, essa prática libera níveis mais elevados de substâncias que melhoram o humor trazendo sensação de felicidade e de calma no pós-exercício, aumenta a oxigenação cerebral e diminui as chances de determinadas doenças aparecerem, como diabetes e hipertensão.

"Existem pessoas que não se sentem bem confinadas em ambiente de academia e optam pelos exercícios ao ar livre. Essa é uma escolha pessoal, onde existe identificação do tipo de atividade para cada indivíduo", afirma a professora de educação física Margareth Kohlbach.

A melhor atividade física é aquela que você mais gosta

Segundo Margareth, não existe o melhor nem pior exercício, mas, sim, a compatibilidade da pessoa com cada atividade desejada. "O mais importante é que essa pessoa esteja apta a executar o exercício escolhido, estando com sua saúde em dia e sem nenhuma contraindicação", ressalta.

Por isso, recomenda-se uma consulta médica para realização de um check-up. Além de garantir que você está em condições para a prática, é possível saber com mais precisão quais delas poderão lhe trazer mais benefícios de uma forma mais segura. "Qualquer atividade física que seja praticada sob orientação de um profissional de educação física também será bem vinda", ressalta.

Regularidade é importante

Entretanto, de nada adianta praticar uma atividade intensa numa manhã de sábado e só voltar a fazê-la daqui a 1 mês. "As atividades precisam ser regulares, evitando os "atletas de fim de semana", pois dessa forma a pessoa corre riscos de lesões e ainda não terá os resultados desejados", concluiu a profissional.

Mexa o esqueleto!

Para o corpo se manter saudável é preciso estar em constante movimento. Conheça alguns outros benefícios listado por Margareth.

- O tônus muscular, que é o estado de tensão elástica com ligeira contração, é responsável pela sustentação corporal e mobilidade.

- A melhoria da densidade óssea e prevenção de lesões articulares.

- Condicionamento cardiorespiratório é de grande importância para o controle calórico e a saúde do coração.

- Estudos recentes relatam que atividades físicas regulares otimizam a memória.

Então, o que você está esperando? Encontre alguma atividade que lhe dê prazer e invista nisso!