Depois de um dia exaustivo de trabalho tudo que você mais deseja é sua cama, mas o seu momento de descanso parece estar se tornando um problema. Dificuldades para pegar no sono, rolar na cama mais tempo do que deveria ou até sono picotado, daqueles que você desperta de hora em hora durante a noite, são alguns fatores para ficar atento. Ao acordar na manhã seguinte a sensação é de que seu corpo está mais cansado e você com mais sono do que antes.

O que você faz ou deixa de fazer no seu dia causa um enorme impacto sobre o seu descanso, sabia? A melhor maneira de garantir uma boa noite de sono é rever as atividades que você faz antes de ir para a cama. Para uma vida saudável, ter uma boa alimentação e praticar atividades físicas é muito importante, mas dormir bem é essencial.

Seu relógio biológico também deve ser ajustado

O número mínimo de horas de sono varia muito de uma pessoa pra outra. Idade, estilo de vida e metabolismo podem influenciar. Mas, em média, um adulto deve dormir oito horas por noite. É claro que oito horas certinhas todas as noites pode ser meio difícil, mas cuidado para não pecar por excesso e nem por economia. Além disso, ir para a cama sempre no mesmo horário é uma boa forma de disciplinar seu corpo.

Desconectando

"Opa, chegou uma mensagem, preciso ver!". Hoje em dia é quase impossível não encontrar alguém grudado no computador ou celular mexendo nas redes sociais, seja na rua ou seja antes de dormir. Ainda tem TV ligada ou video-game pra completar o excesso de conectividade. Nossa dica é: desligue tudo! Pelo menos uma hora antes de ir para a cama, de fato, é bom que você já esteja offline e se acalmando, afinal, esses aparelhos agitam o cérebro e te deixam ainda mais agitado, prejudicando seu momento de descanso.

Boa noite, café, guaraná e chá preto

É bom ficar de olho também no seu jantar. Se eles são acompanhados por bebidas com cafeína, que podem tirar o sono, melhor cortar. Esses líquidos aumentam o stress e a ansiedade, então evite bebê-los depois das 18h. Café, chá mate, chá preto, bebidas energéticas e guaraná em pó são alguns exemplos que podem te deixar mais agitado - além de escurecerem os dentes. Em compensação, um leite morno pode ajudar a relaxar.

Seu quarto deve estimular seu sono

Se você é desses que fazem do quarto um escritório particular, comece a repensar. É muito importante que seu local de repouso seja completamente separado do ambiente de trabalho para que, quando você estiver nele, seu único objetivo seja deitar e relaxar. Computador, celular, documentos e planilhas de trabalho no quarto te estimulam a continuar trabalhando e assim é quase impossível dormir. Invista em uma cama com travesseiros bem confortáveis e cortinas que deixem o local mais escurinho e aconchegante.

Ler e meditar ajudam a encontrar o sono perdido

Se você seguiu todas as dicas acima e ainda assim está agitado e não consegue fechar os olhos, que tal investir numa leitura? Procure uma posição confortável na cama e pegue aquele livro que você está prometendo terminar faz tempo e não consegue. Para os adeptos de meditação, essa é outra boa tática. Já é provado que a meditação é eficaz para reduzir a tensão e ansiedade, aumentar a criatividade e trazer uma sensação de paz para quem está praticando. Experimente e bons sonhos!