Em casa, sob seus cuidados, seu filho cumpre todas as responsabilidades como guardar os brinquedos depois de usar, fazer as tarefas da escola e até mesmo realizar a higiene bucal, que é muito importante nessa fase da vida para evitar doenças nos dentes e gengiva. Porém, como garantir que ele tenha esse mesmo cuidado fora de casa, como na escola, por exemplo? Para ajudar nisso, o kit de higiene não pode faltar na mochila do pequeno. Com a ajuda de creme dental escova e fio dental, seu filho estará munido de todas as ferramentas para sorrir sempre mais. Veja as orientações da dentista Sofia Cabaleiro sobre a importância do fio dental nesse conjunto.

Crie o hábito da higiene bucal com a criança

A higiene bucal dos pequenos deve começar desde cedo. E então, com o passar dos anos, é importante que os pais estimulem para que se torne um hábito diário, que deve acontecer mesmo fora de casa. “A criança irá entender desde cedo que é importante escovar os dentes após o lanche”, explica a profissional. Para isso, Sofia orienta que os responsáveis devem ensinar e dar exemplo dentro de casa, como definir um horário para fazerem a escovação juntos. Para completar, o uso do fio dental também deve ser feito, pois é ele quem alcança as regiões que as cerdas não atingem. “Uma boa forma de verificar se a criança já tem a destreza necessária para passar o fio dental sozinha é vendo se a criança já consegue amarrar o cadarço do sapato por si só”, indica ela.

O fio dental é essencial no kit de higiene bucal do pequeno

Para dar continuidade ao hábito ensinado em casa, a criança deve ter consigo um kit de higiene bucal para fazer a limpeza fora de casa. Durante o horário da escola, ela vai entender que precisa tirar um momento para ir banheiro cuidar da higiene bucal. Porém, muitos desses conjuntos infantis possuem apenas a escova e creme dental. “O fio dental deveria ser obrigatório nos kits de higiene bucal, pois somente ele é capaz de limpar 35% das faces dos dentes”, destaca a dentista. Ou seja, as cerdas da escova de dentes não alcançam determinados lugares, sendo somente o fio dental capaz de retirar a sujeirinha entre os dentes.

As consequências da falta do fio dental na saúde bucal infantil

Assim como explica a odontologista, a ausência do fio dental implica na permanência de restos de alimentos entre os dentes, o que pode resultar em um quadro de cárie. “E se essa cárie não for diagnosticada com antecedência, poderá avançar causando dor ao paciente”, alerta ela. É importante ressaltar sobre as cáries interdentais, que são mais difíceis de diagnosticar com antecedência, precisam muitas vezes de exames radiográficos de rotina para descobri-las precocemente. “Por ser de difícil diagnóstico, muitas vezes o paciente demora a procurar ajuda, e às vezes a cárie já está em um estágio avançado causando dor ou até mesmo fratura da estrutura dentária”, esclarece Sofia. Além desses casos, a falta do uso de fio dental também pode causar mau hálito e gengivite nos pequenos.