Com os pequenos, alguns cuidados mudam. Como as crianças ainda estão com o sistema imunológico em formação, o organismo delas responde de formas diferentes comparado ao dos adultos. Mas se tem algo que não muda são os cuidados com a saúde bucal. Com eles não é diferente: escova de dente e creme dental são necessários para uma higienização da boca. Contudo, muitos pais acabam dando aos seus filhos os mesmos tipos de ferramentas de higiene usada por eles. Será que funciona? A odontopediatra Vânia Côrtes explica melhor o assunto, comentando quais cuidados bucais os pais devem ter com seus pequenos e no uso dos itens corretos para a criança.

Como deve ser feita a higiene bucal infantil?

Para uma boa saúde bucal das crianças, os pais devem estar do lado para auxiliar. “As crianças só terão consciência e coordenação motora para fazer bem direitinho a escovação por volta dos 9 anos de idade”, explica a odontopediatra. Antes dessa idade, ela recomenda que, mesmo que o pequeno tenha escovado os dentes, os adultos a façam mais uma vez.

Na lista de itens necessários na hora de higienizar, estão a escova de dentes infantil, o creme dental infantil com flúor e a fita dental. Muitas vezes deixada de lado, a fita dental também deve ser usada nos dentinhos das crianças. Ela é um ótimo item no combate às cáries e a possíveis problemas futuros.

E qual a importância das escovas e dos cremes dentais?

Durante a higiene bucal, a escova de dentes é a condutora de todo processo. “A escova dental faz a remoção da placa bacteriana das superfícies dos dentes”, comenta. Elas são responsáveis por fazer a limpeza e aumentar a proteção e a durabilidade dos dentes. Restos de alimentos são removidos, principalmente, com o fio dental, mas a escova elétrica também é uma ótima opção nesse tipo de higienização, já que consegue alcançar locais de difícil acesso.

Já os cremes dentais auxiliam a escova. Para os pequenos, é essencial que eles contenham flúor em sua composição.. “O creme dental com flúor fortalece os dentes, tornando-os mais resistente ao ataque dos ácidos causadores das cáries”, esclarece Vânia. Esse elemento também a ajuda na prevenção da cárie.

Como ensinar meu filho a fazer a higienização dos dentes sozinho?

Para crianças menores de 9 anos, os pais podem ensiná-los, aos poucos, como tudo funciona. É importante, nessa fase, estimular o interesse pela saúde bucal. A dica é procurar formas de tornar a escovação um momento prazeroso e divertido para eles. Quando o pequeno completar a idade necessária, é possível que ele mesmo faça a escovação. Mas esteja ao seu lado sempre para conferir a movimentação feita e a eficácia da limpeza. Se necessário, procure um dentista para ter orientações mais específicas.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Vânia Côrtes - Especialista em Odontopediatria
Curitiba - PR
CRO PR 14.282