Você descobriu que precisa tirar o dente siso, o que é bem comum. No entanto, a sua idade lhe preocupa um pouco. Já faz tempo que você passou dos 18 anos e acredita que qualquer procedimento odontológico pode ser um risco para a sua saúde bucal. Mas, afinal de contas, ser mais velho ou mais jovem pode influenciar na cirurgia de extração do dente? A idade acaba sendo um fator positivo ou negativo para o procedimento? Quem esclarece é a cirurgiã-dentista Thalita Costa.

A idade influencia na extração de siso?

A idade acaba sendo um fato de atenção em muitos casos. Para uma cirurgia médica, por exemplo, os anos de vida de um paciente influencia bastante no resultado ou no desenvolvimento do procedimento. Por outro lado, quando se trata da extração de um dente siso, o efeito é bem diferente. De acordo com a dentista, a idade não influencia em nada na retirada do elemento dentário. O que pode afetar são as condições sanguíneas do paciente, presentes em qualquer época da vida.

O fator idade pode pesar quando o paciente acumula várias doenças ao longo dos anos, como um diabetes, hipertensão arterial sistêmica, doenças hepáticas ou renais. Problemas como estes precisam de uma supervisão maior, mas nada que impeça a cirurgia de ser feita. "São questões já esperadas e de fácil contorno. Não que um jovem não apresente essas condições sistêmicas, mas é comum em pacientes com mais idade", afirma. Se o risco da cirurgia for muito alto, ela pode ser realizada em um ambiente hospitalar com todo cuidado necessário.

Deixar ou retirar o dente?

É uma pergunta que somente o dentista pode responder. "Há quem prefira deixar os quatro dentes do siso na arcada, porque tem espaço suficiente para ele nascer e permanecer em função sem problemas. Porém, tem gente que prefere removê-los, porque retêm mais placa bacteriana ou pode empurrar os outros dentes e causar um desalinhamento", esclarece a profissional. Mas cada caso é diferente e precisa ser acompanhado desde o início. 

É possível decidir a extração antes do siso nascer?

O dente do siso pode ser detectado mesmo antes de nascer. Isso acontece após os 17 anos, por meio da radiografia panorâmica. "Depois, cabe ao dentista avaliar se há espaço para ele, se o dente não está nascendo na posição errada, se o siso está esfoliando e degradando o dente vizinho, se está empurrando os outros dentes e causando desalinhamento e saber se há um outro siso na arcada oposta para realizar a função da mastigação", diz a especialista. 

Existem também outros casos bem particulares. Quem tem um número ímpar de sisos na boca, por exemplo, a extração é sempre recomendada. Ou seja, não há uma idade certa ou obrigatória para retirar o dente do juízo, mas quanto mais jovem o paciente for, melhor para garantir uma recuperação confortável e rápida. Mas Thalita garante. "Se a saúde, de modo geral (em qualquer idade), estiver boa, a resposta da cirurgia será muito mais favorável", conclui.