Pular para o conteúdo principal
Logo Facebook Powered By Logo OralB

A gengivite também pode acontecer na infância. Veja os sintomas e formas de tratamento

  A gengivite é um quadro que costuma ser provocado pela falta de uma higiene bucal adequada. Será que ela é um perigo que também afeta os pequenos?
A gengivite é um quadro que costuma ser provocado pela falta de uma higiene bucal adequada. Será que ela é um perigo que também afeta os pequenos?

Expert

Leticia Vieira

Leticia Vieira

CRO-DF 3891

Especialista, Mestre e Doutora em Odontopediatria. Especialista em Ortodontia. Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Odontopediatria na UNINGÁ-DF. Coordenadora do Núcleo Ação Social da FACIPLAC -DF. Membro da Comissão de Ensino CRO -DF.

Os cuidados com a saúde bucal devem começar desde o nascimento do bebê. Começando pela amamentação, até a fase em que os pequenos se apaixonam por docinhos, é importante cuidar sempre da limpeza dessa região, já que restos de alimentos e bactérias podem causar problemas caso não sejam eliminados. E o fio dental deve fazer parte dessa higiene bucal, mesmo ainda na infância! Ele é essencial para evitar problemas como a gengivite. Mas será que esse quadro pode acontecer mesmo nos pequenos? A odontopediatra Leticia Vieira respondeu essa questão.

É possível que a gengivite aconteça na infância?

Sim, esse quadro pode acontecer com crianças, mesmo que ainda tenham dentinhos de leite. Por isso os cuidados com a higiene bucal e o uso diário de fio dental devem começar desde cedo, e se tornar um hábito na vida dos pequenos. “Não é raro a gengivite mesmo em crianças pequenas, e possui intensidade variável nas crianças e adolescentes”, afirma a profissional.

A principal causa dos problemas na gengiva costuma ser associada à falta de uma higiene bucal adequada, o que acaba resultando no acúmulo de biofilme, ou seja, placa bacteriana. “A gengivite também pode estar associada a doenças gengivais modificadas por fatores sistêmicos associados com o sistema endócrino”, esclarece Leticia.

Saiba quais são os sintomas da gengivite em crianças

“A gengivite é uma inflamação gengival que não resulta em perda clínica dos tecidos de sustentação”, explica a profissional. Quando esses tecidos são atingidos, é porque o quadro já evoluiu para uma segunda fase, a periodontite. Quando acontece em crianças, a gengivite pode se manifestar através de hiperemia, que é o aumento da quantidade de sangue circulante no local, sangramento, frouxidão, incômodo, edema da mucosa das gengivas e também halitose.

Como é feito o tratamento de gengivite nos pequenos?

A boa notícia é que a gengivite é considerada uma doença reversível. “Sua terapia está baseada, primeiramente, no equilíbrio dos fatores etiológicos buscando-se reduzir ou eliminar a inflamação, permitindo a recuperação do tecido gengival”, explica ela. O tratamento pode incluir uma abordagem local no consultório com o odontopediatra, mas também deve envolver o controle por meio da escovação e uso do fio dental, que atuam na desorganização da placa bacteriana. “A orientação aos pais para a manutenção apropriada visando a prevenção do reaparecimento da inflamação é fundamental”, completa ela.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Leticia Vieira - Odontopediatra e Ortodontista
Asa Norte - Brasília, DF
CRO-DF 3891

Mais Matérias: Saúde Bucal Infantil
Tratamento de bruxismo infantil: a placa de proteção pode ser usada nessa idade?
Saúde Bucal Infantil
Tratamento de bruxismo infantil: a placa de proteção pode ser usada nessa idade?
Você já ouviu falar em bruxismo infantil ? Caracterizado pelo hábito de ranger e apertar os dentes, esse problema atinge principalmente crianças de até 6 anos - justamente o período em que há um maior desenvolvimento da arcada dentária. E, para evitar problemas maiores, é muito importante...
Dente de leite que não amolece: odontopediatra explica o que é e todos os cuidados com a saúde bucal da criança nessa época
Saúde Bucal Infantil
Dente de leite que não amolece: odontopediatra explica o que é e todos os cuidados com...
A troca entre os dentes de leite para os permanentes ocorre por volta dos 6 anos de idade e se estende até...
com a participação de:
Joaquina Santos Diniz
CROSP 115.367
Higiene bucal do dente de leite mole: como fazer? Todos os cuidados para evitar sangramento na gengiva
Saúde Bucal Infantil
Higiene bucal do dente de leite mole: como fazer? Todos os cuidados para evitar sangramento na...
O cuidado com os dentes de leite é um assunto que gera muitas dúvidas, afinal, eles são temporários e logo deixarão de existir para dar lugar aos dentes permanentes . Quando os dentes estão em fase de troca, ou seja, quando estão moles, é mais difícil ainda lidar com a higiene bucal dos...
Limpador de língua infantil: o que é? Como usar? A importância dessa higiene bucal desde a primeira idade
Saúde Bucal Infantil
Limpador de língua infantil: o que é? Como usar? A importância dessa higiene bucal...
O limpador de língua é uma ferramenta fundamental para a higiene bucal. Embora seja pouco conhecido,...
com a participação de:
Uila Ramos da Silva
CRO-PE 10.380
Escova de dentes elétrica: veja 4 vantagens do acessório para higiene bucal infantil
Saúde Bucal Infantil
Escova de dentes elétrica: veja 4 vantagens do acessório para higiene bucal infantil
Não é novidade para ninguém que a escova de dente elétrica pode trazer diversos benefícios para saúde bucal. Mas você sabia que esse acessório também pode ser um grande aliado na hora de cuidar do sorriso das crianças? Além de ser uma opção mais atrativa para os...
Dentes de leite: 5 dicas de como aliviar os sintomas do nascimento da primeira dentição
Saúde Bucal Infantil
Dentes de leite: 5 dicas de como aliviar os sintomas do nascimento da primeira dentição
 O nascimento dos primeiros dentes de leite da criança é um momento marcante na vida de toda...
com a participação de:
Francielli Brito
CRO-MT: 6490