Pular para o conteúdo principal
Logo Facebook Powered By Logo OralB

A gengivite também pode acontecer na infância. Veja os sintomas e formas de tratamento

Expert

Leticia Vieira

Leticia Vieira

CRO-DF 3891

Especialista, Mestre e Doutora em Odontopediatria. Especialista em Ortodontia. Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Odontopediatria na UNINGÁ-DF. Coordenadora do Núcleo Ação Social da FACIPLAC -DF. Membro da Comissão de Ensino CRO -DF.

Os cuidados com a saúde bucal devem começar desde o nascimento do bebê. Começando pela amamentação, até a fase em que os pequenos se apaixonam por docinhos, é importante cuidar sempre da limpeza dessa região, já que restos de alimentos e bactérias podem causar problemas caso não sejam eliminados. E o fio dental deve fazer parte dessa higiene bucal, mesmo ainda na infância! Ele é essencial para evitar problemas como a gengivite. Mas será que esse quadro pode acontecer mesmo nos pequenos? A odontopediatra Leticia Vieira respondeu essa questão.

É possível que a gengivite aconteça na infância?

Sim, esse quadro pode acontecer com crianças, mesmo que ainda tenham dentinhos de leite. Por isso os cuidados com a higiene bucal e o uso diário de fio dental devem começar desde cedo, e se tornar um hábito na vida dos pequenos. “Não é raro a gengivite mesmo em crianças pequenas, e possui intensidade variável nas crianças e adolescentes”, afirma a profissional.

A principal causa dos problemas na gengiva costuma ser associada à falta de uma higiene bucal adequada, o que acaba resultando no acúmulo de biofilme, ou seja, placa bacteriana. “A gengivite também pode estar associada a doenças gengivais modificadas por fatores sistêmicos associados com o sistema endócrino”, esclarece Leticia.

Saiba quais são os sintomas da gengivite em crianças

“A gengivite é uma inflamação gengival que não resulta em perda clínica dos tecidos de sustentação”, explica a profissional. Quando esses tecidos são atingidos, é porque o quadro já evoluiu para uma segunda fase, a periodontite. Quando acontece em crianças, a gengivite pode se manifestar através de hiperemia, que é o aumento da quantidade de sangue circulante no local, sangramento, frouxidão, incômodo, edema da mucosa das gengivas e também halitose.

Como é feito o tratamento de gengivite nos pequenos?

A boa notícia é que a gengivite é considerada uma doença reversível. “Sua terapia está baseada, primeiramente, no equilíbrio dos fatores etiológicos buscando-se reduzir ou eliminar a inflamação, permitindo a recuperação do tecido gengival”, explica ela. O tratamento pode incluir uma abordagem local no consultório com o odontopediatra, mas também deve envolver o controle por meio da escovação e uso do fio dental, que atuam na desorganização da placa bacteriana. “A orientação aos pais para a manutenção apropriada visando a prevenção do reaparecimento da inflamação é fundamental”, completa ela.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Leticia Vieira - Odontopediatra e Ortodontista
Asa Norte - Brasília, DF
CRO-DF 3891

Mais Matérias: Saúde Bucal Infantil
Chupar o dedo é mais saudável do que o uso da chupeta? Odontopediatra esclarece
Saúde Bucal Infantil
Chupar o dedo é mais saudável do que o uso da chupeta? Odontopediatra esclarece
Durante a infância, é comum que os pequenos desenvolvam alguns hábitos e estímulos que merecem atenção. Chupar o dedo , por exemplo, é o principal deles. Por se tratar de uma atitude ligada à amamentação, é normal que algumas pessoas acreditem que o ato de chupar o dedo seja...
Escova de dentes elétrica para crianças: dicas para ensinar o seu filho a usar esse item de higiene bucal
Saúde Bucal Infantil
Escova de dentes elétrica para crianças: dicas para ensinar o seu filho a usar esse item de...
Ensinar os filhos a escovar os dentes está longe de ser uma tarefa fácil. Justamente por isso, é importante contar com todo o tipo de ajuda para tornar esse momento mais divertido. A escova de dentes elétrica, por exemplo, é uma ótima opção mais cativante do que a escova comum. Mas, antes de...
Bebê dormindo com a boca aberta: é normal? Odontopediatra explica como esse hábito pode afetar os dentes da criança
Saúde Bucal Infantil
Bebê dormindo com a boca aberta: é normal? Odontopediatra explica como esse hábito pode...
Não existe nada tão fofo quanto assistir um bebê dormindo. Ver aquele sorrisinho banguela sem...
com a participação de:
Camila Stofella Sodré
CRO-RJ: 40419
Os primeiros mil dias do bebê: entenda a importância da odontopediatria nessa fase, que vai até os 2 anos de idade
Saúde Bucal Infantil
Os primeiros mil dias do bebê: entenda a importância da odontopediatria nessa fase, que...
Engana-se quem pensa que a saúde bucal infantil só deve ser acompanhada a partir da troca dos...
com a participação de:
Aline Giampietro
CRO/SP: 83.818
"Devo limpar a boca do bebê após a amamentação?" Especialista explica quando a higiene bucal deve ser inserida na rotina da criança
Saúde Bucal Infantil
"Devo limpar a boca do bebê após a amamentação?" Especialista explica quando a higiene...
A higiene bucal é um cuidado que está presente desde os primeiros dias de vida de cada paciente....
com a participação de:
Aline Giampietro
CRO/SP: 83.818
Dente de leite não cai: saiba o que pode causar o quadro e como ajudar o seu filho nesse momento
Saúde Bucal Infantil
Dente de leite não cai: saiba o que pode causar o quadro e como ajudar o seu filho nesse momento
Não é novidade para ninguém que a troca de dentes é um dos processos mais importantes para saúde bucal das crianças. Por isso, ao perceber que o dente de leite não cai é preciso ligar o sinal de alerta. Embora não seja um problema tão grave, essa pequena disfunção pode...