Um dos machucados bucais mais recorrentes é a afta. Conviver com essas pequenas feridas é um verdadeiro incômodo. Essas lesões causam dor, afetam a fala e comer qualquer coisa parece uma tarefa impossível. O aparecimento dessa condição inflamatória pode estar associado a falta de alguns nutrientes no nosso corpo. A dentista Flávia Bazilio explica a relação entre a vitamina B12 e o surgimento das temidas feridas bucais.

Mas o que é a afta?

Mas afinal, o que são essas lesões que incomodam tanto? Conhecida popularmente como afta, a estomatite aftosa recorrente (EAR) ainda não tem uma causa totalmente identificada, segundo a especialista. É uma doença que se caracteriza pela presença de úlceras na mucosa oral, podendo ser de tonalidade amarelada ou vermelha.

Falta de nutrientes importantes

A dentista afirma que um dos problemas que levam ao aparecimento dessa condição desagradável na boca pode ser a falta de nutrientes. "Ela pode estar associada a alterações hormonais, estresse, trauma alimentos ácidos, fatores genéticos e falta de ferro e vitamina B12", explica a profissional.

Importância dos alimentos nutritivos

Para suprir a falta da vitamina B12 você precisa consumir alimentos de origem animal, como carne, leite e ovos, segundo Flávia. "É essencial para o crescimento e divisão celular". Além disso, a profissional ressalta que a deficiência dessa vitamina está associada aos sintomas de ardência bucal.

O tratamento apenas alivia os sintomas

Os tratamentos para a afta apenas ajudam a diminuir os sintomas, não conseguindo evitar novos surtos ou preveni-los, afirma Flávia. "O tratamento é feito para o controle da úlcera e da dor, e também através do controle nutricional tentar administrar a doença que tem uma característica recorrente". O uso de pomadas com corticoide também é indicado para ajudar a amenizar a inflamação e a dor. Já para minimizar a infecção e ajudar na cicatrização a dentista recomenda os antissépticos bucais.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Flávia Bazilio - Especialista em Endodontia
Rio de Janeiro - RJ
CRO-RJ: 24834