As ferramentas para uma higiene oral não se resumem à escova de dente convencional, fio dental e enxaguante. Além desses itens básicos, existe também a escova interdental. À primeira vista pode parecer que todas as escovas dentais são a mesma coisa, mas ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é. Esse tipo de escova auxilia - e muito - a retirada dos restinhos de alimentos entre os dentes. Mas se a gente parar para pensar, o fio dental também tem essa função, certo? Isso quer dizer que você não precisa mais usá-lo? Quem tira essa dúvida é a dentista Andréia Cotrim.

Para que serve a escova interdental

Chamada também de interproximal, a escova interdental auxilia no momento da escovação. Segundo Andreia, a sua ação se dá na remoção dos restos de alimentos aderidos aos dentes ou ao aparelho ortodôntico. A forma é em cone, feita de cerdas montadas em um cabo (escovas unitufos) ou de pequenas escovas com as cerdas em formato cônico ou cilíndrico. “Esse formato das cerdas possibilitam uma limpeza individualizada dente a dente, especialmente das faces linguais e áreas marginais que são áreas de difícil acesso à escova e onde o fio dental tem eficiência reduzida”.

A escova interdental substitui o fio dental?

Pela lógica, é comum pensar que esse tipo de escova substitui o fio dental. Mas não é bem assim. “A área entre os dentes tem um espaço muito reduzido, pois os dentes se tocam pelo ponto de contato, sendo assim, nem a escova comum nem a escova interdental alcançam essa área”, explica. Ou seja, passar o fio dental rigorosamente todos os dias continua sendo recomendado.

O melhor jeito de usar a escova interdental

“A limpeza se dá por meio de movimentos de vai e vem”, explica. Usar uma escova interdental vai te possibilitar fazer uma higiene individualizada dente a dente, especialmente das faces linguais e áreas secundárias. Já a escova interdental em formato cônico ou cilíndrico, segundo Andreia, é particularmente adequada para a limpeza de superfícies largas, irregulares ou côncavas, espaços entre os dentes mais largos, assim como para limpar os espaços dos aparelhos ortodônticos fixos.