A falta de uma boa higiene oral pode resultar no surgimento de várias doenças, como a gengivite e periodontite. Mas se você pensa que todos estes problemas estão relacionados apenas com seu universo bucal, está totalmente enganado. “Existe uma relação, comprovada cientificamente da doença periodontal com diversas outras doenças do corpo, ditas como sistêmicas. Dentre elas podemos destacar a diabetes, problemas cardiovasculares e o estresse”, explica o periodontista Clébio Ferreira.

O diabetes não está de fora dessa

As doenças bucais são um grande risco para a saúde dos dentes de qualquer pessoa. Para quem tem diabetes esse problema fica cada vez maior. “A relação da doença periodontal com o diabetes parece ter interferência mútua, ou seja, a diabetes interfere piorando a saúde gengival ao passo que as doenças gengivais interferem aumentando a glicemia dos diabéticos”, afirma o periodontista. Por isso, quem tem este problema é importante tratar não só do sorriso, como também do controle de açúcar do sangue.

Doenças cardiovasculares e estresse também atrapalham

Clébio diz que algumas pesquisas também indicam a relação da periodontite com doenças cardíacas e emocionais. “A falta de saúde bucal parece ser fator de risco, também, para problemas cardiovasculares como a ateroesclerose (que são placas de gordura no interior das artérias). Outros fatores como o estresse e a depressão parecem afetar a imunidade do indivíduo, tornando-o mais suscetível a problemas gengivais”.

As futuras mamães também precisam ter cuidado

A higiene bucal durante a gravidez é muito importante. Ainda mais por ser um período de várias mudanças hormonais, causando enjoos e desejos por alimentos calóricos. Por isso, é necessário ter cuidado para que o surgimento de doenças não atinja os dentes e gengivas das futuras mamães. “No caso das gestantes é muito importante a realização do pré-natal odontológico, pois a periodontite está associada a partos prematuros e ao nascimento de bebês com baixo peso”, alerta Clébio.

A melhor escolha é a prevenção

A prevenção ainda é a melhor maneira de evitarmos os problemas, conforme orienta o especialista. "Hábitos saudáveis, aliados a uma correta higiene bucal e consultas semestrais ao dentista são atitudes simples de serem tomadas e que fazem um bem enorme".

Nada melhor do que usar uma escova apropriada

Para evitar que qualquer problema bucal domine seu sorriso é importante escovar seus dentes da melhor maneira e com ajuda de uma escova bem especial que possui cerdas antibacteriana. Ela impede o crescimento das bactérias na sua escova de dentes por até 90 dias e um sistema que remove a placa bacteriana dos dentes nos lugares mais difíceis. Com suaves estimuladores de borracha elas também massageiam as gengivas, deixando-as livres das doenças periodontais.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Clébio Ferreira Jr. - Especialista em Periodontia e Pós-graduado em Implantodontia
Niterói - RJ
CRO-RJ: 30156