O nascimento dos primeiros dentes de leite do bebê é um momento marcante e muito feliz para toda a família. Ele também indica um acontecimento importante na vida a criança: a primeira ida ao odontopediatra, especialista que ajuda a cuidar da saúde bucal infantil. Com o passar dos anos, o paciente cresce e outros problemas, além das cáries, tomam conta do sorriso. Da mesma maneira que  a criança também passa por transições, todo o ambiente bucal muda. Isso significa que ela deve trocar de profissional e se consultar com um odontologista? Quem responde é a dentista Patricia Pereira.

Existe uma idade limite para ir ao odontopediatra?

Os filhos crescem muito rápido. Quando os pais menos esperam, eles já estão trocando os seus primeiros dentinhos e fazendo a higiene bucal por conta própria. É incrível como o tempo passa depressa, principalmente nessa fase de transição entre a infância e a pré-adolescência, que envolve muitas mudanças na vida e na saúde bucal dos pequenos

De acordo com a especialista, é indicado que a criança seja atendida pelo odontopediatra até os 12 anos. "É válido ressaltar que após essa idade, já na puberdade, modificações biopsicossociais acontecem a todo momento e, por vezes, o atendimento diferenciado do odontopediatra, com linguagem e consultório ambientado, ainda facilite a consulta nesta fase de transição", explica. É claro que isso pode variar de paciente para paciente. O mais importante é a criança se sentir confortável neste momento. 

Essa mudança é realmente necessária?

Antes de se tornar um odontopediatra, lembre-se que o especialista precisa ser formado em clínico geral. Isso quer dizer que ele pode atender qualquer pessoa independentemente da idade. "Ele é capaz de manter o atendimento com consultas periódicas, acompanhando a saúde bucal do paciente e realizando encaminhamento para outro profissional especializado quando julgar necessário", garante Patricia. Caso exista a necessidade da criança migrar para outro profissional, é importante que os responsáveis conversem com o seu filho para que essa troca seja feita de uma maneira bem tranquila e saudável.

Os primeiros cuidados ensinados

O odontopediatra possui um papel muito importante na saúde bucal da criança. Através das consultas com esse especialista, os pais conseguem praticar as primeiras medidas de higiene bucal nos seus filhos, além de receber orientações de alguns hábitos, como o uso da chupeta. Por isso, não deixe de levar o seu pequeno a este profissional logo nos primeiros anos de vida.