O aparelho ortodôntico é formado por várias estruturas, todas muito importantes para o tratamento. Entre elas estão os bráquetes, fios, anéis e as famosas borrachinhas. Para garantir que todas essas peças fiquem bem fixadas no sorriso, o dentista utiliza uma espécie de cola. Será que essa substância, de alguma maneira, pode acabar fazendo mal aos dentes? Convidamos o ortodontista Marcos de Borba para esclarecer a dúvida.

A cola pode ser um risco?

Para que o tratamento ortodôntico dê certo, o aparelho precisa ser fixado na superfície dos dentes. Os profissionais usam uma espécie de cola, chamada de resina odontológica, que é específica para colagem de bráquetes. De acordo com Marcos, muitos especialista acabam utilizando a mesma resina de restaurações. “Este tipo de cola ou resina é totalmente biocompatível com a cavidade oral e não causa nenhum dano aos dentes ou à mucosa”, garante.

E se ficar um excesso da substância nos dentes?

Quando o ortodontista começa a colagem dos acessórios, a resina costuma vazar um pouco pelas bordas das pecinhas. Se isso acontecer, a substância precisa ser removida antes mesmo que endureça. É importante não haver nenhum excesso da cola para evitar o acúmulo de placa bacteriana no local.

Entretanto, quando os bráquetes são colocados, é normal que a resina fique um pouco aderida ao esmalte, principalmente quando chega a hora de tirar o aparelho ortodôntico. Para não haver nenhum resíduo do material, o dentista precisa colocar a mão na massa. “Pontas de acabamento e polimento são utilizadas para a remoção da resina. Como a raspagem é feita em alta rotação e refrigerada com água, dificilmente ocorrerá dano à superfície do esmalte”, assegura.

O que fazer quando o bráquete soltar?

Você estava mordendo uma maçã quando tudo aconteceu. Um bráquete soltou do seu aparelho e você não tem ideia do que fazer. Em primeiro lugar, é importante manter a calma e procurar seu ortodontista o quanto antes para colocar a peça no lugar. Borba atenta para não fazer esse procedimento em casa. "Se o bráquete for colado em uma posição errada pode gerar movimentos indesejáveis nos dentes, prejudicando todo o tratamento". Procure seu especialista e pense no melhor para o seu sorriso!

Faça o tratamento apenas com um especialista

Agora que você já sabe que a cola é 100% segura, não precisa mais ter receio de colocar aparelho ortodôntico. Todo procedimento feito com um especialista capacitado tem um resultado positivo e de sucesso. De acordo com o profissional, os problemas acontecem quando o tratamento é realizado por pessoas não habilitadas e que, muitas vezes, nem dentistas são, o que é ilegal. "Sem acesso aos equipamentos e produtos odontológicos, os chamados 'coladores de aparelhos' adquirem produtos de colagem rápida vendidos em lojas de ferragens ou supermercados. Tudo isso pode causar lesões na mucosa, como queimaduras, e intoxicação", conclui. Se um dia você precisar colocar aparelho, faça isso com apenas com um ortodontista, ok?

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Marcos de Borba - Ortodontista
Porto Alegre - RS
CRO-RS: 12129