Pular para o conteúdo principal
Logo Facebook Powered By Logo OralB
08.08.2017

A cárie pode ser transmitida através do beijo? Descubra se é mito ou verdade

Expert

Filipe Furquim

Filipe Furquim

CRO-RJ: 29918

Graduação em Odontologia pela UNESA. Pós Graduado em Cirurgia Gengival e Prótese. Atuando com prótese sobre implantes e Reabilitação Oral de grande complexidade.

O beijo é um dos maiores gestos de carinho entre duas pessoas. O primeiro beijo, então, é um momento bem marcante e que desperta muitos sentimentos. Mas antes de beijar alguém, você já pensou nas consequências que esse ato pode trazer para a sua saúde bucal? Claro que não, né? Tudo bem, compreensível. Entretanto, é importante saber que durante o ato, trocamos milhões de bactérias através da saliva. Sendo assim, será que doenças bucais podem ser compartilhadas? Um simples beijo pode transmitir cárie? O Sorrisologia esclarece a questão.

Como a cárie acontece?

Nossa boca habita uma série de micro-organismos de todos os tipos. Para se ter uma ideia, são cerca de 700 espécies de bactérias no ambiente. Também é importante ressaltar que você pode ter milhões de bactérias da mesma espécie se reproduzindo na cavidade oral. A questão é que todos esses germes vivem nos dentes se alimentando dos restos de comida que deixamos na boca, principalmente dos doces. E é a partir dessa sujeira que nasce a placa bacteriana, uma massinha amarelada que fica na superfície dentária. Com ela, as bactérias fermentam o açúcar e soltam uma sujeira bem ácida que vai corroendo os dentes, podendo chegar até a dentina. Isso é cárie.

Afinal de contas, beijo pega ou não pega cárie?

Algumas espécies de bactérias são cariogênicas, como a Streptoccocus mutans, e você talvez não tenha uma desse tipo na sua boca. Agora, se você beijar alguém que possui esse micro-organismo, vai ganhar uma bactéria nova, aumentando os riscos de ter cárie. Além de ser muito comum em adultos, essa transmissão também pode acontecer com crianças, segundo o dentista Felipe Furquim. "Se a mãe tem o costume de beijar na boca do filho, por exemplo, a bactéria é passada pela saliva e se fixa na boca do bebê após o nascimento dos primeiros dentes", explica o profissional.

O que fazer para prevenir a doença?

Claro que você não precisa parar de beijar na boca para diminuir o risco de ter cárie. (Ufa!) Basta praticar bons hábitos higiênicos antes do beijo e após todas as refeições, como escovar os dentes, passar o fio dental e finalizar a higiene com um enxaguante sem álcool. Também não deixe de exercer outras práticas importantes, como trocar de escova a cada três meses, usar boas ferramentas de higiene e consultar seu dentista regularmente, pelo menos a cada 6 meses.

Uma boa alimentação também faz a diferença

É claro que além das medidas preventivas de higiene bucal, você precisa adotar uma boa dieta. Comer menos doces e alimentos açucarados diminui as chances da formação de uma cárie. Portanto, prefira refeições mais saudáveis como verduras, legumes e vegetais. Existem muitos que até fazem uma limpeza superficial no sorriso, chamados de alimentos detergentes, como a cenoura, o brócolis e pepino. E que tal trocar o doce da sobremesa por uma fruta? Elas também fazem um bem danado para o sorriso e possuem mais nutrientes do que o chocolate, por exemplo. Viu só? É fácil deixar a sua boca bem protegida da cárie e poder dar aquele beijo gostoso e, mais importante, saudável.

A galera do Manual do Mundo fez uma vídeo bem bacana explicando mais sobre o assunto. Dá só uma olhada e compartilhe com seus amigos! :)

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Filipe Furquim - Pós Graduado em Cirurgia Gengival e Prótese
Rio de Janeiro - RJ
CRO-RJ: 29918

Mais Matérias: Cárie
Leite materno pode causar cárie nos dentes de leite? Profissional esclarece o assunto
Cárie
Leite materno pode causar cárie nos dentes de leite? Profissional esclarece o assunto
Os dentes de leite são grandes alvos da cárie dentária. Isso porque muitos os bebês e...
com a participação de:
Larissa Neves
CRO-SP: 136327
Buraco no dente pode ser cárie? Entenda os motivos dessa abertura e os riscos para a saúde bucal
Cárie
Buraco no dente pode ser cárie? Entenda os motivos dessa abertura e os riscos para a saúde bucal
Não é novidade para ninguém que a cárie pode trazer uma série de prejuízos à sua saúde bucal. Entre os mais comuns, estão a dor e a sensibilidade, que podem ser percebidas logo no estágio inicial da doença resultando em bastante desconforto. Mas será que a cárie...
Dor de dente, boca seca: 5 problemas bucais comuns durante o inverno
Cárie
Dor de dente, boca seca: 5 problemas bucais comuns durante o inverno
O clima frio e seco são os primeiros anúncios da chegada do inverno. Além de ser a estação mais preguiçosa do ano, a temporada também é famosa por várias queixas dos pacientes odontológicos. Não é à toa que você costuma reclamar de dor de dente que antes...
Carie profunda precisa de tratamento de canal? Descubra como tratar o problema
Cárie
Carie profunda precisa de tratamento de canal? Descubra como tratar o problema
A cárie é, sem dúvidas, um dos problema bucais mais comuns no consultório...
com a participação de:
Vanessa Pires
CRO-RJ: 28875
5 doenças bucais que podem ter relação com a sua saúde mental: cárie, periodontite e várias outras!
Cárie
5 doenças bucais que podem ter relação com a sua saúde mental: cárie, periodontite e várias...
O sistema nervoso está interligado com todo nosso organismo, até mesmo com a nossa saúde bucal. Se você está sofrendo com problemas de ansiedade, depressão ou outras questões emocionais, muito provavelmente também vai ter complicações bucais por consequência disso. Para entender...
Cárie na terceira idade: é comum? Como prevenir? Quais os melhores tratamentos para os idosos?
Cárie
Cárie na terceira idade: é comum? Como prevenir? Quais os melhores tratamentos para os...
Engana-se quem acredita que a cárie só aparece em crianças. Com poucos fatores, os idosos...
com a participação de:
Basilio Pires de Figueiredo Filho
CRO-RJ: 5859