Fazer um check up anual para acompanhar como anda a sua saúde bucal é a melhor maneira de ficar longe de problemas, mas nem todo mundo tem esse hábito. Às vezes, só depois que surge alguma complicação inesperada (como a cárie) é que o paciente decide buscar a ajuda de um dentista. Para evitar que esses transtornos aconteçam, é sempre bom ficar de olho no que o seu sorriso te alerta. Você sabe identificar quais sinais indicam que você precisa dar um pulinho no consultório do seu dentista? Confira quais podem ser eles!

1) Dor de dente

Se você anda sentindo dor de dente ultimamente, é porque está na hora de fazer aquela visitinha ao dentista para saber o motivo disso. A causa mais associada a esse quadro normalmente é a cárie, e, dependendo da gravidade da situação - e da exposição do nervo do dente -, essa dor pode ser bastante intensa, levando o paciente a buscar recursos como a automedicação para driblar o incômodo. Entretanto, essa é uma atitude que pode ser prejudicial para o organismo, já que, mesmo que os remédios ajudem a mascarar a dor, eles não tratam o problema, sendo imprescindível o auxílio de um dentista nesse momento.

2) Sangramento na gengiva

Sua gengiva sangra durante a escovação? Se sim, essa é uma situação que precisa de atenção. Esse tipo de sangramento pode acontecer por diversos motivos, desde uma escovação mais brusca e feita com excesso de força até a uma inflamação gengival causada pelo acúmulo de placa bacteriana, como é o caso da gengivite ou da periodontite. Por isso, caso o sangramento persista por mais de dois ou três dias, o ideal é que o paciente procure ajuda profissional para que o diagnóstico seja realizado corretamente.

3) Feridas

O surgimento de feridas e lesões na cavidade bucal também são uma boa razão para buscar o auxílio de um dentista. Mesmo que aftas e pequenos machucados sejam bastante comuns, é necessário ficar de olho no tempo de duração da lesão na boca. Se ultrapassar o período de uma semana, vale marcar uma consulta com o seu dentista ou um especialista em estomatologia para verificar o por quê disso, pois doenças mais complexas - como o câncer de boca - podem se instalar no seu sorriso e o diagnóstico precoce é a melhor maneira de tratá-las.

4) Sensibilidade nos dentes

Apesar de ser relativamente comum, a sensibilidade nos dentes não deve ser ignorada. Ela pode indicar que algo mais grave está acontecendo com o seu sorriso, e a falta de um tratamento adequado pode trazer consequências. Os dentes sensíveis podem ser o resultado de cáries, fraturas e até mesmo doenças periodontais. Por isso que se você anda sentindo maior sensibilidade ao ingerir determinados tipos de alimentos, talvez seja uma boa hora para fazer aquela visita ao seu dentista.

5) Fratura

Dente trincado ou fraturado? O seu dentista pode ajudar! Nem sempre é fácil de dizer quando isso acontece, mas a maioria dos pacientes relata um forte incômodo ao mastigar e sensibilidade nos dentes ao consumir alimentos e bebidas com temperaturas extremas (muito quentes ou muito frias). Além disso, o problema normalmente vem acompanhado de uma dor localizada, e a melhor pessoa para te ajudar a resolver isso é o especialista em saúde bucal.

6) Abscesso

O abscesso é outra situação mais comum do que se pensa. Esse quadro é causado por infecções bacterianas e é possível percebê-lo quando há acúmulo de pus concentrado em torno da raiz do dente. Para o tratamento, uma consulta com o seu dentista é imprescindível, porque o profissional precisará drenar o pus e em seguida limpar e desinfetar a cavidade pulpar. É importante não deixar o caso se agravar, porque dependendo da gravidade, a extração do dente pode ser a única opção.

7) Dentes escuros ou amarelados

Você sempre sonhou com os dentes branquinhos, mas com o tempo o envelhecimento natural do dente - junto a outros fatores extrínsecos, como manchas - acabou deixando-os amarelados e com um aspecto mais escuro. Já pensou em buscar alternativas para o branqueamento dentário? Hoje, existem várias técnicas realizadas por dentistas e especialistas da área que podem te ajudar a conquistar isso. Clareamento dental, lentes de contato e facetas de porcelana são algumas delas. Que tal conversar com o seu dentista para ver qual é a melhor opção para você?