Pular para o conteúdo principal
Logo Facebook Powered By Logo OralB
04.06.2021

7 passos para evitar um tratamento de canal no futuro

 Realize a limpeza dos dentes pelo menos  3 vezes ao dia, especialmente  ao acordar e antes de dormir.
Acompanhe o passo a passo 1/7
1 Realize a limpeza dos dentes pelo menos 3 vezes ao dia, especialmente ao acordar e antes de dormir.
  Após as refeições, sempre use fio dental antes de escovar os dentes.
Acompanhe o passo a passo 2/7
2 Após as refeições, sempre use fio dental antes de escovar os dentes.
 Mantenha consultas regulares com o dentista para cuidar da sua saúde bucal. Através desse hábito, é possível evitar o desenvolvimento de cáries e remover o biofilme dental.
Acompanhe o passo a passo 3/7
3 Mantenha consultas regulares com o dentista para cuidar da sua saúde bucal. Através desse hábito, é possível evitar o desenvolvimento de cáries e remover o biofilme dental.
  Mantenha uma boa ingestão de água durante o dia. Com esse cuidado, é possível aumentar a produção de saliva - que é uma das responsáveis por prevenir cáries e desgates dentários causados pela acidez.
Acompanhe o passo a passo 4/7
4 Mantenha uma boa ingestão de água durante o dia. Com esse cuidado, é possível aumentar a produção de saliva - que é uma das responsáveis por prevenir cáries e desgates dentários causados pela acidez.
  Invista em uma dieta diversificada e rica em fibras, frutas, legumes e proteínas - que são alimentos garantem nutrientes importantes para saúde bucal e estimulam a salivação. Além disso, vale diminuir o consumo de carboidratos, que em excesso podem fornecer a matéria-prima necessária para ação das bactérias que formam a placa bacteriana.
Acompanhe o passo a passo 5/7
5 Invista em uma dieta diversificada e rica em fibras, frutas, legumes e proteínas - que são alimentos garantem nutrientes importantes para saúde bucal e estimulam a salivação. Além disso, vale diminuir o consumo de carboidratos, que em excesso podem fornecer a matéria-prima necessária para ação das bactérias que formam a placa bacteriana.
  Tome cuidado ao praticar esportes de luta que possam provocar o trauma na região da boca. Nesse caso, o uso de protetores bucais é uma fundamental.
Acompanhe o passo a passo 6/7
6 Tome cuidado ao praticar esportes de luta que possam provocar o trauma na região da boca. Nesse caso, o uso de protetores bucais é uma fundamental.
  Não negligencie a sua saúde bucal. Ao notar qualquer sinal de cárie, como dor no dente e sensibilidade, busque um profissional imediatamente. Lembre-se: a cárie dentária não se resolve sozinha!
Acompanhe o passo a passo 7/7
7 Não negligencie a sua saúde bucal. Ao notar qualquer sinal de cárie, como dor no dente e sensibilidade, busque um profissional imediatamente. Lembre-se: a cárie dentária não se resolve sozinha!
  •  Realize a limpeza dos dentes pelo menos  3 vezes ao dia, especialmente  ao acordar e antes de dormir.
  •   Após as refeições, sempre use fio dental antes de escovar os dentes.
  •  Mantenha consultas regulares com o dentista para cuidar da sua saúde bucal. Através desse hábito, é possível evitar o desenvolvimento de cáries e remover o biofilme dental.
  •   Mantenha uma boa ingestão de água durante o dia. Com esse cuidado, é possível aumentar a produção de saliva - que é uma das responsáveis por prevenir cáries e desgates dentários causados pela acidez.
  •   Invista em uma dieta diversificada e rica em fibras, frutas, legumes e proteínas - que são alimentos garantem nutrientes importantes para saúde bucal e estimulam a salivação. Além disso, vale diminuir o consumo de carboidratos, que em excesso podem fornecer a matéria-prima necessária para ação das bactérias que formam a placa bacteriana.
  •   Tome cuidado ao praticar esportes de luta que possam provocar o trauma na região da boca. Nesse caso, o uso de protetores bucais é uma fundamental.
  •   Não negligencie a sua saúde bucal. Ao notar qualquer sinal de cárie, como dor no dente e sensibilidade, busque um profissional imediatamente. Lembre-se: a cárie dentária não se resolve sozinha!

Quando se trata de procedimentos odontológicos, o tratamento de canal é certamente um dos mais temidos entre os pacientes. Recomendado para tratar uma cárie profunda no dente, a técnica é feita por etapas e requer de uma a três consultas para ser concluída. Embora seja bastante seguro e eficaz, o tratamento de canal pode ser evitado com alguns cuidados simples e diários na sua rotina. Quer descobrir quais são? O Sorrisologia te conta! Confira, a seguir, sete dicas para prevenir um tratamento de canal no futuro.

Tratamento de canal: o que é?

De acordo com a especialista, o tratamento de canal consiste em uma terapia para a remoção total da polpa dentária, tecido encontrado na parte interna desses ossos, nos casos em que há vitalidade pulpar ou necrose. Nesse caso, o profissional deve retirar a polpa danificada e higienizar e preencher o espaço resultante após o procedimento. Justamente por isso, o tratamento de canal é capaz de impedir contaminações e infecções através de um canal de dente aberto e salvar dentes que, sem o devido tratamento, teriam sido perdidos.

Entenda como funciona o tratamento de canal

Muito se fala sobre esse procedimento odontológico, mas pouco se sabe sobre as etapas do tratamento de canal. Nesse caso, o primeiro passo é o diagnóstico da condição do dente. “No exame clínico, são realizados testes de vitalidade pulpar para detectar se o dente apresenta resposta a estímulos térmicos, de percussão e, se for preciso, o teste elétrico”, explica a Dra. Uila. Outro exame necessário é a radiografia periapical para observar a presença de lesões na raiz do dente, cárie profunda que indique a possibilidade de exposição pulpar e o grau de comprometimento do dente em uma fratura coronária.


A partir do diagnóstico, é possível iniciar o tratamento de canal com a anestesia dentária e isolamento absoluto do dente a ser tratado. “Nessa etapa, todos os cuidados são necessários para evitar o risco de contaminação e também que o paciente ingira as substâncias irrigadoras, em caso de extravasamento”, revela a especialista. Depois disso, é realizada a abertura coronária para localizar a entrada da raiz do dente, que deve ser adaptada com limas endodônticas e, por fim, receber a obturação que preenche totalmente o espaço do canal.

Dentes com cáries são os principais candidatos ao tratamento de canal

De maneira geral, o tratamento de canal costuma ser recomendado para tratar dentes que sofreram traumatismos dentários devido à exposição pular, assim como para dentes com cárie profunda, processo inflamatório e infeccioso. “Nesses casos, a polpa do dente, que é um tecido composto por vasos sanguíneos, nervos e tecido conjuntivo, sofre algum tipo de injúria tecidual que ultrapassa a sua capacidade de recuperação”, conta a profissional. Justamente por isso, é necessário o tratamento de canal para impedir um processo inflamatório maior e danos irreversíveis ao elemento dentário.

Este artigo contou com a participação de:
Uila Ramos da Silva - Cirurgiã-Dentista formada pela Universidade Federal de Pernambuco e ortodontista formada pela Faculdade de Odontologia do Recife

CRO-PE: 10.380

Mais Matérias: Tratamento de Canal
Obturação dói? Entenda como o tratamento de restauração é feito e todos os cuidados com o dente
Tratamento de Canal
Obturação dói? Entenda como o tratamento de restauração é feito e todos os cuidados com...
A obturação dentária é um procedimento bastante conhecido no universo...
com a participação de:
Rita Ventura
CRO-RJ: 42601
Tratamento de canal: dentista explica o procedimento do início ao fim
Tratamento de Canal
Tratamento de canal: dentista explica o procedimento do início ao fim
Descobrir um dente que precisa fazer canal é uma das situações mais temidas entre os pacientes....
com a participação de:
Priscila Chagas
CRO-RJ: 39788
Cuidados após o tratamento de canal: o que comer? O que evitar? O dente perde a sensibilidade? Entenda o que muda depois do procedimento
Tratamento de Canal
Cuidados após o tratamento de canal: o que comer? O que evitar? O dente perde a sensibilidade?...
O tratamento de canal é, certamente, um dos procedimentos odontológicos mais conhecidos entre os pacientes. Acontece que, como qualquer outra cirurgia delicada, o tratamento de canal também exige alguns cuidados específicos durante o pré e pós-operatório, que podem variar de acordo com cada paciente e...
Tratamento de canal: 5 dúvidas mais comuns sobre o procedimento odontológico
Tratamento de Canal
Tratamento de canal: 5 dúvidas mais comuns sobre o procedimento odontológico
Você foi ao dentista e descobriu que precisa fazer um tratamento de canal . Na hora em que recebeu a notícia, rolou aquela preocupação quanto ao procedimento, que costuma ser temido por muitos pacientes. Mas não há com o que se amedrontar, o método em si é bem tranquilo: o dentista remove a...
Carie profunda precisa de tratamento de canal? Descubra como tratar o problema
Tratamento de Canal
Carie profunda precisa de tratamento de canal? Descubra como tratar o problema
A cárie é, sem dúvidas, um dos problema bucais mais comuns no consultório...
com a participação de:
Vanessa Pires
CRO-RJ: 28875
Tecnologia no tratamento de canal torna o procedimento mais seguro e eficiente
Tratamento de Canal
Tecnologia no tratamento de canal torna o procedimento mais seguro e eficiente
O tratamento canal é, certamente, um dos procedimentos bucais mais temidos pelos pacientes. Afinal, quem nunca ouviu dizer que que o procedimento é doloroso, têm um pós-operatório complicado e outras histórias? Mas, se você está pensando em desistir por conta disso, saiba que graças aos...