Você está antenado nas maiorestendências do universo da saúde bucal? Cuidar do seu sorriso e dos problemas que podem afetá-lo, hoje em dia se tornou muito mais simples, prático e inovador. Existem vários produtos de higiene bucal que contam com ingredientes únicos para transformar o seu sorriso, e, além do mais, com uma ajudinha das tecnologias, tratamentos como o laser para o combate do mau hálito ou o planejamento digital do sorriso são totalmente possíveis. Para explicar um pouquinho de cada uma dessas tendências, nós conversamos com a dentista especialista em Saúde Pública Leila Bertolucci, que te conta tudo que você precisa saber a seguir.

1) Cremes dentais enriquecidos com carvão

Se você nunca ouviu falar nesse incrível produto de higiene bucal, chegou a hora de entender porque essa tendência chegou para abalar o mundo. Esse é o creme dental ideal para purificar e branquear o seu sorriso, pois a sua composição de complexo mineral ativo com carvão natural permite a remoção de pequenas manchas da superfície dentária, dando a sensação de dentes mais brancos. De acordo com a especialista, esse tipo de pasta de dente é indicado principalmente para eliminar manchas extrínsecas e auxiliar no clareamento dental, já que ele promove uma limpeza completa dos dentes e também protege contra a formação da placa bacteriana e outros problemas bucais. É simplesmente a melhor alternativa para quem gosta de garantir um efeito clareador de maneira segura e cuidar da saúde dos dentes!

2) Pastas de dente com fluoreto de estanho

Você já parou para observar os ingredientes que vêm nos cremes dentais? A gente ouve desde cedo que o flúor é um grande aliado na manutenção da saúde bucal, e isso é real. De acordo com a especialista, quando essa substância está presente no meio bucal, ela tem um papel importante na remineralização do esmalte.

Mas uma coisa que poucas pessoas sabem é que hoje em dia também existe o fluoreto de estanho, ativo que está presente em alguns cremes dentais e que representa um grande avanço na odontologia. “Os benefícios desta solução estão associados ao combate da erosão ácida, a diminuição da sensibilidade dentinária, entre vários outros benefícios”, conta Leila. Pode parecer que não é nada demais, mas a verdade é que essa substância garante uma eficiência ainda maior - se comparado a outras pastas de dente - quando o assunto é cuidar do seu sorriso.

3) Laser e terapia fotodinâmica para combater o mau hálito

Ninguém merece ter que lidar com mau hálito, mas às vezes o surgimento desse cheiro ruim simplesmente foge do controle. Existem diferentes motivos para isso acontecer, e dependendo da causa, algumas das opções possíveis para tratar o problema são a laserterapia e a terapia fotodinâmica (TDP). A primeira consiste na aplicação do laser de baixa potência nas glândulas salivares, estimulando a produção de saliva quando a causa é a boca seca. Já a terapia fotodinâmica é indicada em casos de doenças gengivais e candidíase bucal e é feita através da aplicação de um corante na gengiva do paciente. E sabe qual o melhor de tudo? O tratamento é indolor e não possui efeitos colaterais. Legal, né?

4) Esmalte que "pinta" os dentes de branco

O produto se tornou bastante popular, principalmente pela variedade de cores que a linha oferece: rosa, azul, verde, prata, entre outras. Criado por David Silverstein, o produto é temporário - podendo durar até 24 horas - e contém álcool e corantes semelhantes aos usados em alimentos, porém sem gosto.
Apesar de ter virado modinha entre os jovens que gostam de coisas mais “diferentonas”, a Drª Leila não recomenda pintar os dentes com esse tipo esmalte porque acredita que seu uso pode ser prejudicial para a saúde bucal do paciente. “Tudo que é externo pode ajudar a acumular ainda mais placa bacteriana na superfície dos dentes e isso não é nada legal para um universo bucal saudável”, comenta.

5) Planejamento digital do sorriso

Perfeito para quem gosta de investir em uma técnica sem erros e sem frustrações, o planejamento digital do sorriso permite que você visualize o resultado de procedimentos odontológicos antes mesmo deles serem feitos. “É uma ferramenta muito interessante para poder mostrar ao paciente tudo aquilo que pode ser alcançado durante o seu tratamento, explicando como tudo funciona e até permitindo um ‘antes e depois’ do procedimento em si”, explica a especialista. Isso permite uma maior previsibilidade de todo o tratamento, e melhor ainda: não deixa a insegurança atrapalhar o processo. Até porque o paciente tem total liberdade para opinar sobre o que gostou ou não gostou no resultado, então o dentista pode fazer algumas alterações dentro do possível para que todos fiquem satisfeitos.

Este artigo tem a contribuição da especialista:
Leila Clara Bertolucci - Especialista em Odontopediatria e Saúde Pública
São Paulo - SP
CRO-SP: 3711-2