Pular para o conteúdo principal
Logo Facebook Powered By Logo OralB
25.09.2017

5 situações que toda pessoa que é louca por doces mas preocupada com a saúde bucal já passou

Balas, docinhos, bolos, tortas, chocolates… Só de ler esses nomes você já fica com água na boca. Se isso acontece com você, significa que é um dos loucos por esse tipo de comida! Por outro lado, isso não significa que você coma sem pensar nas consequências. Você entende o perigo que estes alimentos oferecem para a saúde bucal e, mesmo amando tais guloseimas, faz questão de se cuidar. O Sorrisologia listou 5 situações que quem ama doces mas não deixa de cuidar do seu sorriso já passou!

Deixou de comer um doce porque tinha acabado de escovar os dentes

Sempre depois das refeições, você espera por 30 minutos e realiza sua higiene bucal. Como uma pessoa que se preocupa com a saúde dessa área, limpa os dentes com uma escova macia, creme dental com flúor realizando movimentos de vai e vem. Pode até mesmo complementar com o uso de um enxaguante bucal que deixa seu hálito ainda mais refrescante. Após realizar esse ritual de higiene, quando você menos imagina, aparece alguém oferecendo um doce! Por alguns segundos você pensa em aceitar, mas quando lembra que seus dentes estão tão limpinhos e livres do perigo da cárie, você respira fundo e diz que vai deixar para depois.

Optou pelo diet e comeu sem culpa

Ficar sem comer doces não é uma opção para você. Pensando na sua saúde tanto bucal, quanto de forma geral, você encontra uma boa solução nas versões sem açúcar. Balas, chicletes e até mesmo receitas de bolos, mousses e docinhos podem ser feitos de outras formas. O xilitol, por exemplo, tem a mesma capacidade adoçante que o açúcar, mas não é fermentado pelas bactérias presentes na boca e por isso não favorece o surgimento de cáries. Quando você opta por essas alternativas, fica orgulhoso de si mesmo e come sem culpa! Não se esqueça que ainda assim é essencial realizar a higiene bucal depois.

Negou um doce e pensou nele pelo resto da semana…

Quando se trata de saúde bucal, sabemos que os alimentos com açúcar são grandes vilões que podem ser combustíveis de problemas como a cárie. A sacarose presente no açúcar contribui para a fermentação de bactérias, produzindo ácidos que corroem a superfície dos dentes. Depois de um período comendo muitos doces, te oferecem uma guloseima. Pensando em todos esses riscos e prezando pelo seu sorriso, você nega. Você quase pode enxergar o rosto do seu dentista na sua frente te parabenizando pela resposta. Entretanto, mesmo sabendo que tomou a melhor decisão, você fica refletindo sobre ela por algum tempo…

Anda sempre preparada com um kit de higiene bucal

Dinheiro, documentos e chave de casa são itens indispensáveis no dia a dia da maioria das pessoas. Para você, eles não são os únicos! Você não sai de casa sem seu kit de higiene bucal, composto por uma boa escova, creme e fio dental. Mesmo que não planeje fazer nenhuma refeição fora, você não sai sem ele. Afinal, nunca se sabe quando um docinho delicioso pode aparecer pelo seu caminho!

Escolheu o chocolate meio amargo

Entre tantos tipos de doce, um dos mais famosos é o clássico chocolate. Ele provoca sensação de bem-estar e alegra os seus dias. Na hora de comprar esse agrado, muitas opções estão disponíveis: ao leite, com nozes, com coco… e o meio amargo. Por mais que não seja a mesma coisa, você prefere escolher esse tipo, pelo menos às vezes, pois sabe que é menos prejudicial ao seu sorriso.

Mais Matérias: Alimentação
Alimentos cariogênicos: o que são e como eles podem afetar a sua saúde bucal?
Alimentação
Alimentos cariogênicos: o que são e como eles podem afetar a sua saúde bucal?
Da dor de dente  à perda dentária: a cárie é uma doença bucal que pode provocar vários incômodos. Muitas vezes o próprio paciente pode estar contribuindo para a formação desse problema. Além da má higiene bucal ou a ausência desse cuidado, outro motivo que...
Leite faz bem aos dentes e às gengivas? Dentista explica como é a relação da bebida com a saúde bucal
Alimentação
Leite faz bem aos dentes e às gengivas? Dentista explica como é a relação da bebida com...
Não dá para negar: nós somos o que comemos! Por isso, é comum termos um cuidado especial...
com a participação de:
Joaquina Santos Diniz
CROSP 115.367
Alimentação importa! Entenda como os alimentos detergentes podem fazer bem ao seu sorriso
Alimentação
Alimentação importa! Entenda como os alimentos detergentes podem fazer bem ao seu...
Dentre tantos fatores que influenciam nossa saúde, a alimentação é um deles -...
com a participação de:
Daniela Balthazar
CRO-SP: 71941
Café mancha os dentes: mito ou verdade? Especialista esclarece
Alimentação
Café mancha os dentes: mito ou verdade? Especialista esclarece
Um sorriso branquinho é o que muita gente deseja, mas às vezes surgem alguns inconvenientes no...
com a participação de:
Vinícius Barçal
CRO-RJ: 3979-7
Dieta vegetariana pode influenciar na saúde bucal? Especialista explica
Alimentação
Dieta vegetariana pode influenciar na saúde bucal? Especialista explica
O número de pessoas vegetarianas cresce cada vez mais, e a tendência é só aumentar. No...
com a participação de:
Daniel Cohen Goldemberg
CRO-RJ: 29267
5 alimentos que devem ser evitados após realizar o clareamento dental
Alimentação
5 alimentos que devem ser evitados após realizar o clareamento dental
Você finalmente fez o clareamento dental e os seus dentes parecem até de outro mundo! Fazia tempo que...
com a participação de:
Vinícius Barçal
CRO-RJ: 3979-7