Seu dentista revelou: "você precisa usar aparelho dentário!". Muitos pacientes entram em pânico e acham que a vida vai virar um filme de terror. É claro que hábitos precisarão ser ajustados e, outros, deixados de lado para que você obtenha o melhor resultado desse tratamento. Mas tudo valerá a pena no final e você se sentirá orgulhoso do seu novo sorriso, que será mais belo e mais saudável. Confira 5 situações que só quem usa (ou já usou) aparelho vai entender.

Na primeira semana você achou que não suportaria

Sim. Vai ser tudo diferente quando você sair do consultório pela primeira vez com o aparelho. Você terá que se adaptar a ele com o tempo. Falar, comer e até beijar são tarefas que exigem mais cuidados, mas nada impossível de realizar, o.k? Mas como muitas coisas na vida o início é mais complicado e com o tempo você pega o jeito. Logo você vai saber lidar super bem com essa novidade. Não desista!

A ansiedade de se olhar no espelho pela primeira vez

Usar aparelho nos dentes pode ser como usar óculos, um acessório que te deixa ainda mais charmoso(a). Não pense que sua beleza some ao colocar aparelhos, pelo contrário, ainda mostra o quanto você é vaidoso e se preocupa com sua saúde. Se olhe no espelho e não tenha medo de sorrir. Para quem quer ser mais discreto, vale pedir ao dentista para usar braquetes bem clarinhos.

Você tem um encontro marcado mensalmente

Quem está em tratamento ortodôntico sabe que precisa ver seu dentista pelo menos uma vez ao mês, ou em períodos determinados por ele. Não encare isso com dificuldade, mas pense que você está dando valor à sua saúde e seu bem-estar. Essas consultas são essenciais para que o profissional verifique como seu tratamento está se desenvolvendo e pode te ajudar com qualquer dúvida ou problemas, como um fio quebrado.

É preciso seguir recomendações do dentista

Talvez esse seja o momento que você mais temia: evitar comer coisas que você tanto gosta. Os dentistas avisam que consumir alimentos açucarados ou aqueles mais pegajosos pode prejudicar seu tratamento. E acredite. Eles sabem o que estão falando. Mas isso também não deve ser motivo de estresse. É bom evitá-los ou ao menos limitar a quantidade tomando cuidado ao ingeri-los. Nunca esqueça de realizar uma higiene caprichada depois. Quanto mais você se cuidar, menos tempo ficará com o aparelho na boca.

Você terá uma decisão importante pela frente

Essa pode ser uma parte divertida do tratamento ortodôntico. Hora de trocar as borrachinhas do aparelho! Quem usa esse modelo de aparelho fixo, em especial os adolescentes, precisa lidar com essa decisão "difícil", afinal, são muitas cores legais. Pense com carinho!