Beber água gelada, dar uma mordida num picolé ou tomar um suco de laranja são alguns hábitos simples para a maioria das pessoas. Mas, se você sofre com a sensibilidade nos dentes, certamente deve saber que esses pequenos prazeres podem causar aquela dorzinha chata. O incômodo é mais comum do que imaginamos e afeta diretamente a rotina de quem tem, transformando atitudes rotineiras em momentos desagradáveis. Pensando nisso, listamos 5 situações que só quem tem dentes sensíveis entende. Confira!

1. Consumir alimentos ácidos e se arrepender depois da primeira mordida

Sabe aquela sensação de choque nos dentes quando você toma um suco de limão ou laranja? Ela é bastante comum na rotina de pessoas que sofrem com a sensibilidade. Isso porque os alimentos ácidos tendem a acelerar o processo de desmineralização do esmalte do dente, deixando a camada protetora mais frágil e expondo as partes sensíveis dos elementos. O ácido do refrigerante também pode ser um problema, por isso, é comum que algumas pessoas prefiram tomar a bebida com a ajuda de um canudo.

2. Evitar beber água gelada mesmo nos dias mais quentes

Não importa o quão quente esteja o dia, ver o copo de água suado de tão gelado os dentes já causa aquela dorzinho nos dentes. Por isso, beber água gelada nunca é uma opção para tem sensibilidade nos dentes. Refrigerante cheio de gelo? Nem pensar! 

3. Comer doces nem sempre é uma boa opção

Se você pensa que o choque da sensibilidade é sentido apenas com alimentos ácidos ou gelados, está completamente enganado. Alimentos doces, como chocolate, também são uma tortura para quem tem sensibilidade. Saborear aquele docinho depois do almoço ou durante o fim de semana acaba sendo sinônimo de dor. Chato, né?

4. Escovar os dentes com água fria: nem pensar

Uma torneira com água quente pode até parecer algo desnecessário para algumas pessoas. Mas, para quem lida com a sensibilidade, o item pode ser uma salvação. Afinal, escovar os dentes com água morna é a melhor saída para evitar o incômodo.

5. Enxaguante bucal para dentes sensíveis vira o seu melhor amigo

O enxaguante bucal é um dos maiores aliados na hora de finalizar a sua higiene bucal. Por isso, esquecer essa ferramenta de limpeza pode ser um grande pesadelo. Afinal, o ideal é fazer todas as higienes orais ao longo do dia com um produto específico para dentes sensíveis. Esses produtos possuem Fluoreto de Estanho (SnF2) em sua composição e ajudam a bloquear os canais ligados aos nervos do dente, impedindo que os alimentos causem dor e sensibilidade.