Vai um docinho aí? É bem difícil responder essa pergunta com um "não". Ao falar de saúde bucal, sabemos que o açúcar é o maior vilão do século e que o excesso dele pode causar cáries e uma série de doenças inflamatórias, como a gengivite. Mas quando um amigo te oferece um chocolate ou sua avó faz aquele bolo de fubá maravilhoso, é quase impossível recusar. Pensando nisso, o Sorrisologia separou algumas situações em que você pode abrir mão da sua dieta e dizer "sim" para uma guloseima. Tudo isso sem esquecer de cuidar do sorriso depois.

1) Em uma festa de aniversário

Recusar brigadeiro em uma festa de aniversário chega a ser falta de educação. Esse doce típico da culinária brasileira está sempre marcando presença em todas as comemorações. E, realmente, fica difícil dizer "não" para essa bolinha com granulado. No entanto, essa delícia, consumida em excesso, pode amarelar os dentes e causar cáries pela grande quantidade de açúcar. Aceite, mas nada de exageros. Combinado?

2) Quando você está na casa da sua avó

Existe lugar mais gostoso do que casa de vó? Lá você relembra toda a sua infância e come de um tudo, inclusive doces. E é claro que nenhum neto vai fazer desfeita quando ela oferecer aquele bolo fresquinho de fubá. Mas se você quer continuar sorrindo para sua avó todas as vezes, é importante cuidar da saúde bucal. Tire sua escova de dentes do armário e pratique uma boa escovação sem preguiça. Faça com que esse ritual dure, pelo menos, dois minutos - tempo recomendado pelos dentistas.

3) Quando o seu amigo diz, "eu pago"

Com eles você divide os melhores momentos da vida e, também as mais deliciosas guloseimas. Quem não fica feliz quando um amigo chama para tomar um açaí e diz que é por conta dele? É praticamente impossível recusar essa proposta. Mas não deixe de fazer uma limpeza completa depois da sobremesa gelada. Esse alimento costuma manchar bastante os dentes e acaba com o branco do sorriso. Uma escovação bem feita ajuda a remover o corante da superfície dentária e evita o escurecimento do seu cartão de visitas ao longo dos anos.

4) Após comer a sua refeição favorita

Toda refeição pede uma sobremesa para adoçar a boca. E é bem difícil negar uma guloseima bem gostosa após o almoço. Mas sabia que muitos dentistas aconselham deixar a hora do doce após às principais refeições? Tudo isso porque o paciente vai direto escovar os dentes. Esta tática acaba amenizando os riscos de desenvolver lesões cariosas e outras doenças bucais. Bem melhor, não acha?

5) Quando o dia não está muito bom

Quem não fica feliz com um chocolate, hein? Essa alegria toda não acontece por acaso. O cacau é uma grande fonte de substâncias benéficas para o bom humor, como a serotonina. Por isso, se você estiver em um dia ruim, não tem problema aceitar esse doce. Mas lembre-se sempre de praticar a boa higiene bucal após a ingestão. Com fio dental, escova, creme e enxaguante seu sorriso fica mais saudável e você pode aproveitar os momentos doces da vida sem medo de ser feliz.